Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Cultura

O Dia Mundial da Dança será celebrado com diversas atividades, em Arcoverde

Programação vai de 26 a 29 de abril, com ações gratuitas na unidade e na Praça Winston Siqueira. Encerramento é com o espetáculo “O Cheiro da Lycra”, da Cia. Alysson Amâncio

Postado em 27/04/2023 2023 08:29 , Cultura. Atualizado em 27/04/2023 08:42

Jornalista ,

“O Cheiro da Lycra” 
Para celebrar o Dia Mundial da Dança, que é comemorado em 29 de abril, o Sesc Arcoverdepreparou uma programação especial, com ações gratuitas, a ser realizada da quarta (26) ao sábado (29), na unidade e na Praça Winston Siqueira, no Centro. Destaque para a Cia. Alysson Amâncio, que promove uma oficina e apresenta um espetáculo, no último dia de atividades.

Quarta dia (26), na Praça Winston Siqueira, 8h, aconteceu o projeto Dançando na Praça – Ritmos Populares Pernambucanos, para o público com mais de 60 anos de idade. Nesta quinta (27), às 17h, no Sesc, tem as Intervenções Dançantes, com artistas da cidade, para todos os públicos. Se apresentam Heide Hebert, com ‘Somnium – Dança Contemporânea’, Ed Souza, com ‘Vogue’, Rayane Cavalcante e a ‘Dança do Ventre’, e Arllan Xavier B-Boy, com o Hip Hop, e o Aulão de Ritmos, com Jonathan Barreto e convidados, ação para todas as idades.

Os alunos e alunas de dança da Escola de Artes do Sesc fazem apresentações de espetáculos de balé na quinta (27) e na sexta (28), no Espaço Escadaria, às 19h, com entrada de 1 kg de alimento não-perecível. Na primeira noite, vão ser encenados “Borboletas Bailarinas” e “Divertidamente”. Já na segunda, é a vez de “Encanto” e “Rei do Show”.
No sábado (29), Dia Mundial da Dança, a Cia. Alysson Amancio (Juazeiro do Norte – CE) apresenta o projeto Circulação/Desfronteirizando Danças, com duas ações. A primeira é a oficina ‘Corpos de Enfrentamento’, das 14h às 15h30, com inscrições gratuitas, na Central de Relacionamento da unidade. São apenas 20 vagas para esta formação.
Às 19h, o Teatro Geraldo Barros será palco para o espetáculo “Cheiro de Lycra”, um solo de dança contemporânea, que remete às memórias do interprete-criador Alysson Amâncio, negro que retrata seus enfrentamentos de assumir-se gay e bailarino, num ambiente caracterizado pelo ‘macho’, no interior do Ceará.


“Esta celebração tem como objetivo mostrar ao público de nossa cidade e região a relevância da dança enquanto manifestação artística, porque não só caracteriza as tradições de um povo, como o nosso samba de coco, por exemplo, mas também promove o culto aos movimentos desta máquina tão perfeita que é o corpo humano”, destaca Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde.

Origem do Dia Mundial da Dança – A data foi criada pelo Comitê Internacional da Dança (CID), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1982, em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Ele foi bailarino e professor de balé e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, a “Lettres sur La Danse” (As Cartas Sobre a Dança, em português). A data coincide também com o aniversário de uma brasileira de grande importância no balé: Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium, em São Paulo.

Programação:

Quinta (27/04)

Intervenções Dançantes

Somnium – Dança Contemporânea, com Heide Herbet
Vogue, com Ed Souza
Dança do Ventre, com Rayane Cavalcante:
Hip Hop, com Arllan Xavier B-Boy
Horário: 17h
Local: Sesc
Classificação indicativa: Livre

Aulão de Ritmos, com Jonathan Barreto e convidados

Horário: 18h
Local: Sesc
Classificação indicativa: Livre
Apresentação de Balé “Borboletas Bailarinas” e “Divertidamente”, com as alunos e alunas da Escola de Arte do Sesc Arcoverde
Horário: 19h
Local: Sesc Arcoverde
Entrada: 1 kg de alimento não-perecível

Sexta (28/04)

Apresentação de Balé “Encanto” e “Rei do Show”, com as alunos e alunas da Escola de Arte do SescArcoverde
Horário: 19h
Local: Sesc Arcoverde
Entrada: 1 kg de alimento não-perecível

Sábado (29/04)

Oficina “Corpo Enfretamento“
Horário: 14h
Local: Sesc Arcoverde
Classificação indicativa: 16 anos +
Espetáculo “O Cheiro da Lycra”
Horário:19
Local: Teatro Geraldo Barros

Classificação: a partir de 16 anos

Foto: Luiz Renato