Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de fevereiro de 2024

Saúde

Transforma Petrolina atende mais de 80 mulheres em ação sobre dignidade menstrual

O Transforma Petrolina atendeu mais de 80 mulheres

Postado em 05/05/2023 2023 16:08 , Saúde. Atualizado em 05/05/2023 16:08

Jornalista ,

Enfrentar os desafios da  saúde menstrual requer uma abordagem abrangente que reúne educação e conscientização, acesso a produtos, condições de higiene e infraestrutura adequada para mulheres, meninas e pessoas que menstruam. Em mais uma ação com a temática “Dignidade Menstrual”, o Transforma Petrolina atendeu mais de 80 mulheres para  compartilhar conhecimento e expandir as informações sobre o assunto.

A atividade contou com a parceria da Neoenergia Pernambuco, que fez a doação de absorventes para as mulheres. A programação também contou com uma palestra acessível e informativa sobre a saúde da mulher, ministrada pela  médica voluntária Mariana Afra Carvalho. A ação atendeu mulheres de três instituições sociais de Petrolina, sendo alunas e mães de estudantes da  APAE, mulheres acolhidas pelo Centro de Recuperação Evangélica Livres Para Servir (CRELPS) e  Maanaim Feminino.

Para a médica voluntária, Mariana Afra Carvalho, a palestra busca esclarecer diversos temas sobre a saúde, desmistificar tabus sobre a menstruação e garantir o direito à dignidade menstrual. “Me sinto   feliz em ser voluntária em mais uma ação do Transforma Petrolina. Pra mim é gratificante  compartilhar assuntos  que transformam  a  vida dessas mulheres através  de uma linguagem simples  e direta e com uma  comunicação acessível e acolhedora”, destaca.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, ações como essa serão permanentes dentro do programa. “A atividade busca enfrentar o estigma e vergonha associado à menstruação, normalizar a experiência das pessoas e, ao mesmo tempo, acolher essas mulheres e ouvi-las”, afirma.

Fonte: Ascom

Foto reprodução