Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Saúde

Como prolongar a vida dos nossos cães e gatos? 

Existem algumas dicas para ajudar a prolongar a vida deles, e vale muito a pena ficar o máximo de tempo com nossos filhos de quatro patas

Postado em 21/05/2023 2023 11:00 , Saúde. Atualizado em 20/05/2023 17:25

Colunista

 

Prolongar a vida dos cães e gatos envolve cuidados e práticas que visam manter a saúde e o bem-estar desses animais.

Podemos começar falando sobre a alimentação

Fornecer uma dieta balanceada e de alta qualidade é essencial. E aqui vale a ajuda do médico veterinário nutrólogo para que você possa obter recomendações específicas sobre a alimentação do seu animal de estimação, levando em consideração idade, tamanho, raça e necessidades individuais. 

Para manter uma boa qualidade de vida dos pets, precisamos deixar as vacinas sempre em dia. Procure saber qual o protocolo seguir de acordo com o seu país. 

Sobre questões de higiene: assim como acordamos, escovamos os dentes, tomamos banho e depois vamos para o café da manhã, é importante limpar as orelhas dos cães, escovar os dentes deles, dar banho, e claro, existem variações de acordo com o pet e tipo de pet. 

Outras dicas são: manter uma boa atividade física, evitar situações de estresse. O sedentarismo contribui para a perda de massa muscular, força e até mesmo levar ao sobrepeso. Já situações de estresse, podem deixar seu pet muito triste e a partir disso aparecerem problemas na saúde deles. Evite brigas, pessoas gritando, mudança de ambiente constante e por favor, jamais abandone seu pet e deixe ele ser criado por outras pessoas que eles não estão acostumados. 

Sendo assim, quanto mais você aplicar essas dicas, melhor será a qualidade de vida do seu filho de quatro patas. Todos os seres vivos merecem conforto e segurança.  

 

  1. Esp. MSc. MARCELA OLIVEIRA SAMPAIO 

CRMV PE – 4314 

GRADUAÇÃO – UFRPE 

MESTRADO – UFRPE 

PÓS GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRURGIA DE CÃES E GATOS – EQUALIS 

PÓS GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE FELINOS – QUALITTAS