Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de fevereiro de 2024

Educação

O Poder da Imagem Pessoal

Estudos comprovam que somos julgados num primeiro momento pelo modo como nos vestimos e nos portamos. Logo, a imagem tem o poder de abrir ou fechar portas, depende do que estamos transmitindo.

Postado em 23/05/2023 2023 19:07 , Educação. Atualizado em 23/05/2023 19:06

Colunista

 

Primeiramente, temos que ter bem claro em nós o que é imagem. Somos comumente voltados a relacioná-la com aparência, contudo, eu costumo dizer que imagem é tudo aquilo que nos comunica. Então vejamos, a firmeza do passo e do aperto de mão, o sorriso sincero, o olhar direto e franco, os gestos das mãos e da cabeça, entre outros, transmitem quem somos antes mesmo de emitirmos qualquer palavra.

Sendo assim, podemos afirmar que imagem é uma percepção existente na mente de outra pessoa, não faz sentido? Por isso a gestão eficaz dessa percepção se torna tão importante, fazendo com que você controle e influencie o modo como as pessoas lhe percebem e pensam a seu respeito. Também costumo dizer que, quando fazemos um trabalho de gestão da nossa marca, nada mais é aleatório, tudo passa a ser intencional.

Estudos comprovam que somos julgados num primeiro momento pelo modo como nos vestimos e nos portamos. Logo, a imagem tem o poder de abrir ou fechar portas, depende do que estamos transmitindo. Lembrando que é preciso compreender que toda a imagem expressa conceitos, sensações e emoções, e que não basta apenas ser competente, é necessário projetar uma imagem convincente.

No dia a dia das relações, roupas, acessórios, aparência do cabelo, maquiagem e decotes (no caso das mulheres), higiene pessoal, postura, gestos e expressão corporal, representam 55% da impressão causada. Enquanto isso, os elementos da voz representam 38%. Já o conteúdo do que está sendo comunicado, apenas 7%. Sendo assim percebam o quanto é importante a gestão eficaz da nossa imagem, ela fala muito sobre nós, por isso é preciso fazer uma análise constante e bastante criteriosa de todos os aspectos que a compõe.

E para finalizar, faz-se necessário jamais esquecermos que, para ser bem-sucedido, é preciso parecer bem-sucedido, ponto. Pode parecer superficial, mas já está mais que comprovado que essa afirmação é muito verdadeira. De fato, para se ter sucesso em qualquer área, fazer uma boa administração da nossa imagem é um passo fundamental.

Se você gostou desse artigo, no meu livro: Você é a Sua Marca, eu explico essa temática de forma mais completa, além de bem didática. Entre em contato comigo através das minhas redes, ou com a direção desse jornal. Até o próximo tema.