Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 27 de fevereiro de 2024

Economia

Saiba como a comunicação pode beneficiar as empresas a vender mais no dia dos namorados

Mas, as ações não param por aí. E para ajudar os varejistas nessa missão, a Luana Clara especialista elencou nove estratégias de comunicação que vão ajudá-los a vender mais no Dia dos Namorados.

Postado em 24/05/2023 2023 13:33 , Economia. Atualizado em 24/05/2023 13:33

Divulgação

Segundo ‘Relatório Dia dos Namorados 2022’, realizado pela All in, a data movimentou R$6,5 bilhões em compras de presentes no país, o que mostra a importância do dia mais romântico do ano para o varejo. Por isso, é preciso que os empresários e os departamentos de comunicação e marketing pensem em uma estratégia de comunicação que faça a sua marca se destacar para além do seu mercado, tornando-a a primeira opção de compras.

“O estudo também mostra que a taxa de recompra foi de 2,4%, ou seja, é importante que a comunicação dessas empresas também pense em ações exclusivas para quem já é cliente”, explica Luana Clara, sócia da LaPresse Comunicação e especialista em relacionamento com a imprensa e comunicação estratégica.

Outro ponto que a especialista, que também é mentora de comunicação para startups, aponta é a importância do atendimento personalizado, com foco nas necessidades do cliente, e um canal de comunicação digital já que é nesse ambiente que as pessoas tomam suas decisões de compra. “Nove em cada dez brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra e 80% dos usuários de smartphone usam o telefone para decidir sobre a compra enquanto estão numa loja [segundo pesquisa realizada pela Math Ads]. Então, é preciso que os comerciantes se destaquem no digital para alavancar suas vendas, independente do seu negócio ser online ou digital”, aponta.

 

Negócios phygitais

Phygital é um termo em inglês que une a palavra physical (físico) e digital e representa a nova forma de consumo pós-pandemia, que une os dois ambientes na jornada de compra dos clientes. “Hoje, o off e o online se conectam e transformam a experiência do usuário, que, antes, estava limitado apenas à forma física do consumo. Por isso, é importante que, mesmo uma empresa que não venda no online, construa sua presença digital”, explica Luana Clara.

Mas, como criar uma presença digital do zero? Para quem não tem sua marca no online, a  especialista em comunicação estratégica dá dicas de duas ações simples que farão uma boa diferença: “há dois excelentes salva-vidas para quem está engatinhando no digital. Uma delas é o Google Meu Negócio, no qual qualquer empresa ou profissional autônomo pode cadastrar gratuitamente seu endereço, telefone de contato, serviços e produtos que oferece, além de possuir interações que permitem incluir fotos e avaliações dos clientes sobre o estabelecimento lá. A outra é o WhatsApp Business, que também é sem custos e permite incluir um catálogo com os produtos e serviços, que também podem ser compartilhados nas conversas com seus clientes, além da lista de transmissão que é super útil para compartilhar promoções e novidades”, ensina. 

Mas, as ações não param por aí. E para ajudar os varejistas nessa missão, a Luana Clara especialista elencou nove estratégias de comunicação que vão ajudá-los a vender mais no Dia dos Namorados. Confira abaixo: 

  1. Seja digitalmente rastreável: mantenha seu endereço e telefone de contatos atualizados no seu site, perfil das redes sociais e no Google Meu Negócio.
  1. Atenda bem: se tiver um canal online para vendas – e isso inclui o WhatsApp – seja ágil e paciente. Se precisar demorar para dar uma resposta, avise. No caso das lojas físicas, prepare seus vendedores para atuar de forma personalizada, ouvindo a necessidade do cliente e oferecendo o que realmente vai atender suas expectativas.
  1. Prepare sua equipe: o dia dos namorados é para além dos casais héteros, por isso, é importante preparar a sua equipe acerca de falas e comportamentos LGBTQIA+fóbicos e gerar uma crise de imagem que vai levar suas vendas para o chão – e com toda razão.
  1. Parcerias: se você vende só para o público feminino ou masculino, que tal desenvolver uma coleção ou linha com empresas voltadas para o gênero oposto ou até mesmo produtos agêneros ou fluidos. É horas de inovar.
  1. Priorize quem já é seu cliente: aposte em promoções exclusivas e comunicados avisando para eles em primeira mão. Pode ser de forma individual ou por grupo de mensagens no Whatsapp ou Telegram.
  1. Saia em colunas de dicas de presentes: nesses espaços há uma curadoria com indicações de presentes com os mais diferentes recortes: preço, estilo, signo, faixa etária. Priorize os veículos de comunicação que sejam referência para seu público-alvo e se for abordar o responsável pela coluna sem o auxílio de uma assessoria de imprensa, opte por contatá-lo pelo e-mail – disponível no expediente do jornal, revista ou site – Linkedin ou Twitter.
  1. Invista em publicidade: com o hiperconsumo de conteúdo, a comunicação precisa ser integrada, com uma ferramenta complementando a outra e a publicidade tem um papel importante nesse reforço de imagem, e não precisa ser uma campanha megalomaníaca: uma ação com uma blogueira local traz resultados incríveis, assim com um anúncio nas TV de elevadores de condomínios e prédios comerciais de sua região também. Fuja do usual.
  1. Aposte em live commerce: use as redes sociais para além de campanhas fofinhas e aposte em ações mais mais comerciais, com lives apresentando seus produtos e serviços, promoções exclusivas e inclusive vale apostar em casais de influencers para coapresentar.
  1. Ofereça brindes e amostras grátis: Os consumidores adoram receber brindes e amostras grátis. Ofereça esses mimos para incentivar a compra e fidelizar seus clientes.
  1. Crie um site exclusivo: faça uma página especial em seu site para a data, com produtos exclusivos e promoções atrativas. Isso ajudará a atrair a atenção dos consumidores e a aumentar as vendas.

 Dicas para vender o ano todo

Não é só de Dia dos namorados que se faz o faturamento do ano inteiro, então, Luana Clara orienta que os empresários aproveitem a data para reforçar o vínculo com esses clientes a longo prazo: “Oriente sua equipe de vendas para que cadastre esses clientes para informar a chegada de novos produtos, descontos e até ações de marketing de experiência, como uma sessão de degustação, por exemplo. Outra iniciativa interessante é um programa de fidelidade ou de cashback para uma próxima compra, que estimula o retorno do consumidor. E lembre-se que todas as ações, para serem assertivas, devem realmente oferecer um benefício real , para criar a sensação de que a pessoa é especial para a marca”, aponta.

E a especialista faz votos de que as ações sejam grandes aliadas para as vendas e relacionamento de marcas com seus clientes: “eu espero que com essas dicas de estratégias de comunicação ajudem os empresários a se destacarem e aumentarem suas vendas não só nessa data, mas no ano todo”, finaliza.