Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de fevereiro de 2024

Cultura

Passarela Fenearte vai desfilar criatividade artesanal e talentos diversos

Projeto abre espaço para a moda autoral pernambucana atravessada pelo saber artesanal

Postado em 24/06/2023 2023 11:32 , Cultura. Atualizado em 24/06/2023 11:33

Jose- Brito Acervo-Fenearte

É essa a tônica da Passarela Fenearte, que vai levar para o Centro de Convenções de Pernambuco oito dias de desfiles sintonizados ao tema deste ano: “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”. Trabalhos com barro, umbuzeiro, búzios, coco, algodão e rami serão destaques nos desfiles, que vão acontecer de sábado a sábado, entre os dias 8 e 15 de julho, sendo dois por dia, às 18h e às 20h.

Com curadoria e coordenação da produtora Tatty Queiroz e da produtora de moda e artista plástica Andrea Tom, a Passarela Fenearte vai ter programação inaugural no primeiro sábado da feira, dia 8/7. A partir das 19h, a Loja de Moda Autoral de Pernambuco – Mape vai apresentar peças em tons de barro cru e suas nuances, produzidas por algumas das 86 marcas que a compõem. “É nossa premissa trazer algum elemento artesanal nos looks. Nosso objetivo é valorizar a produção local, fazer essa cadeia girar e mostrar como a experiência é enriquecida com a inserção do artesanato na moda”, explica Andréa Tom.

Neste ano, a Passarela Fenearte traz como estilista convidada Babi Jácome. A pernambucana se vale de processos artesanais como um fazer artístico de cura. Ao trabalhar em seu acervo pessoal de roupas, usando técnicas de upcycling, Babi transmuta peças antigas em histórias sobre tabus, traumas, prazeres e vivências das ‘mulheridades’. Ela mostrará suas criações no segundo dia de desfiles (9/7, domingo), às 20h, após o desfile das Quilombolas de Conceição das Crioulas (Salgueiro- PE).

Trabalhos sociais e jovens talentos em formação nos cursos de moda de instituições pernambucanas completam a grade da Passarela Fenearte, que, além de pensar o atravessamento da arte na moda, tem o propósito de fomentar a Economia Criativa e abrir espaço para jovens profissionais.

Jose-BritoAcervo-Fenearte

Ao longo da semana, também serão desfiladas pela passarela peças desenvolvidas por estudantes de moda da UFPE CAA, UNIFBV, Unifavip, Senai Caruaru, Senai Paulista, Faculdade Senac Recife e Caruaru, GRAU Profissionalizante; além da comunidade Quilombola de São Lourenço (Goiana-PE) e de projetos ligados à Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco: Arte da Terra, Mestra Lalá, Ceame, Café com Arte, Mulheres Quilombar e Centro Mangue.

23ª Fenearte – A maior feira de artesanato da América Latina vai se instalar no Centro de Convenções de Pernambuco, de 5 a 16 de julho, com investimento de R$ 8 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Cecon-PE. São esperadas 300 mil pessoas. A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec); da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) / Secretaria Estadual de Turismo; e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) / Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Programação – Passarela Fenearte
Sábado (08/07)
19h – Loja de Moda Autoral de Pernambuco – MAPE

Domingo (09/07)
18h – Quilombolas de Conceição das Crioulas (Salgueiro – PE)
20h – Babi Jácome

Segunda-feira (10/07)
18h – Unifavip
20h – GRAUP Profissionalizante

Terça-feira (11/07)
18h – UNIFBV
20h – Senai Caruaru

Quarta-feira (12/07)
18h – UFPE CAA
20h – Senai Paulista