Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 24 de fevereiro de 2024

Cidades

Petrolina passou a ser a terceira cidade mais populosa de Pernambuco

O dado foi confirmado pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta quarta-feira (28). Uma prévia do estudo já havia apontado o crescimento da cidade sertaneja, que foi agora oficializado com a divulgação do levantamento final.

Postado em 29/06/2023 2023 06:51 , Cidades. Atualizado em 28/06/2023 21:13

Fotos: Émerson Leite

 

Após um ciclo de desenvolvimento vivenciado nos últimos anos, Petrolina passou a ser a terceira cidade mais populosa de Pernambuco e a mais habitada do interior.

De acordo com a pesquisa, Petrolina tem 386.786 habitantes. No último censo, divulgado em 2010, a população era de 293.962 pessoas, ocupando a sexta posição em Pernambuco. Em 12 anos, a população da cidade sertaneja teve um crescimento de 31%. O município ultrapassou Paulista, Olinda e Caruaru.

Os dados do Censo foram destacados pelo prefeito Simão Durando como um reflexo do desenvolvimento econômico de Petrolina, especialmente, nos últimos sete anos, quando a população foi aumentada em 50 mil habitantes. O crescimento vertiginoso coincidiu com a expansão na malha viária, com duplicação de avenidas, construção de viadutos, além de investimentos em obras de saúde e educação, que colocam a cidade como a que tem a melhor qualidade de vida no Nordeste (Macroplan).

“Petrolina vive um grande momento e virou referência, atingindo a marca da melhor cidade para se viver no Nordeste, além de ser destaque em índices de Saúde e Educação. Nos últimos anos, a cidade recebeu diversas obras estruturantes, principalmente em infraestrutura e mobilidade urbana. O trabalho irá continuar ainda mais forte com a duplicação de novas avenidas, a continuidade do programa de pavimentação em diversos bairros da cidade, além da chegada do Hospital da Criança e a conclusão da reforma do Centro de Convenções. Estamos preparando a cidade para o futuro, com planejamento urbano e qualidade vida”, pontuou o prefeito.

No ranking do Nordeste, o município ocupa agora a 13ª posição. Petrolina só tem população inferior às das nove capitais, além de Feira de Santana e Campina Grande.