Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 26 de fevereiro de 2024

Economia

Fecomércio Pernambuco indica: confiança dos empresários do comércio registra aumento no mês de julho

Segundo recorte local feito pela Fecomércio Pernambuco a partir do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC/CNC), calculado pela CNC, , no mês de julho, 57,2% dos comerciantes de bens não duráveis, como alimentos, bebidas, combustíveis e medicamentos, afirmaram estarem otimistas com as condições atuais do setor. 

Postado em 02/08/2023 2023 09:46 , Economia. Atualizado em 02/08/2023 09:58

Divulgação

Segundo recorte local feito pela Fecomércio Pernambuco a partir do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC/CNC), calculado pela CNC, , no mês de julho, 57,2% dos comerciantes de bens não duráveis, como alimentos, bebidas, combustíveis e medicamentos, afirmaram estarem otimistas com as condições atuais do setor. 

O índice de inflação (IPCA) do IBGE registrou para o mês de julho uma inflação acumulada em 12 meses de 3,16%, no Brasil, e 2,47% no Recife, corroborando com os dados apresentados anteriormente pela Intenção de Consumo das Famílias (ICF). 

Ainda de acordo com o recorte local da Federação, os gestores de empresas menores, com até 50 funcionários, possuem uma expectativa positiva quanto à contratação de colaboradores para os próximos meses: cerca de 60,1% afirmam que vão aumentar o quadro de empregados. Destacando-se o setor de semiduráveis (vestuários, calçados, perfumes), no qual 66,7% dos empresários acreditam que vão empregar mais nos próximos meses.

Setor de bens duráveis enfrenta desafios em julho

Enquanto isso, para o mês de julho, o ICEC/CNC revela que os grupos de atividades que comercializam bens duráveis (geladeira, máquina de lavar, fogão…) estão pessimistas em relação às condições atuais da economia brasileira.Trata-se de um sentimento influenciado pelo alto valor do crédito ao consumidor e pelo grau de endividamento das famílias, este último exposto na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC).



O economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, afirma que “Os dados do ICEC de julho, em Pernambuco, seguem em retomada do otimismo entre os empresários do comércio. Há uma boa expectativa para o setor varejista, influenciada, principalmente, pela perspectiva de redução da Selic no mês de agosto. Além disso, o segmento de semiduráveis é o mais propenso a contratar funcionários nos próximos meses, enquanto os não duráveis foram os mais dispostos a investir.” 

Sobre a pesquisa

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), elaborado pela CNC e publicado nesta quarta-feira (26/07), ganhou um recorte especial para o estado de Pernambuco, feito pela Fecomércio-PE. A sondagem do ICEC objetiva mensurar o nível de confiança dos empresários e as tendências de ações empresariais nos segmentos do varejo, tais como a propensão para investir e para contratar funcionários. Além disso, a pesquisa avalia a percepção empresarial acerca das condições atuais e futuras de suas empresas e da economia. Os dados são obtidos junto a 335 empresas da capital pernambucana. O índice 100 marca a fronteira entre a insatisfação e a satisfação do empresário, isto é, abaixo de 100 pontos indicam pessimismo, enquanto acima de 100 pontos indicam otimismo do empresário.

O ICEC é um indicador que precede o comportamento dos empresários do comércio. Assim, serve de instrumento complementar para tomada de decisão dos empresários, acompanhamento do setor e grupos e aliado do planejamento público e privado.