Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 02 de março de 2024

Economia

Pernambuco alcança 3º mês seguido de saldo positivo de emprego, com 4,4 mil novas vagas

Dados são do Novo CAGED, método de geração de estatísticas do emprego formal

Postado em 31/08/2023 2023 07:57 , Economia. Atualizado em 30/08/2023 22:09

Divulgaçãoi

As contratações de mulheres no estado mantiveram-se positivas desde fevereiro deste ano, com 1.149 novas carteiras de trabalho assinadas em julho. O número de postos de emprego criados no segundo trimestre cresceu mais de 64% em relação ao primeiro trimestre, apresentando boas perspectivas para a população em geral.

“O índice de julho faz com que Pernambuco já inicie o segundo semestre de 2023 com saldo positivo, comprovando o fortalecimento do ambiente produtivo e o empenho do Governo do Estado em estimular a geração de empregos”, afirma a secretária em exercício da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Cristiane Andrade.

A gestora lembra ainda que “a reestruturação e capacitação da Central de Vagas nas unidades da Agência do Trabalho para a captação e oferta de oportunidades ao público, aliada à dedicação do Governo de Pernambuco à atração de novas empresas para se instalarem no estado, está entre as ações desenvolvidas pela Secretaria para maximizar a colocação dos pernambucanos no mercado de trabalho”.

SETORES – Todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de julho.  O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Indústria (1.739), Agropecuária (1.199) e Serviços (909). Em seguida, vieram Comércio (481) e Construção (73). O destaque foi para as Indústrias de Transformação, onde foram abertos 1.826 novos postos.

NOVO CAGED – O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.