Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 16 de junho de 2024

Educação

IFSertãoPE abre inscrições para  1795 vagas em cursos Técnicos gratuitos no Processo Seletivo 2024

É de fundamental importância que os candidatos leiam cuidadosamente o item 1 dos editais, que explica os Grupos de Concorrência, ou seja, as cotas nas quais poderão concorrer (tais como renda familiar, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, estudantes de escolas públicas). Essa informação será solicitada no momento da inscrição. Outro ponto que os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas devem atentar é o procedimento de heteroidentificação, descrito no item 5 dos editais.

Postado em 19/10/2023 2023 11:37 , Educação. Atualizado em 19/10/2023 11:43

Divulgação

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) está com inscrições abertas, até o dia 23 de novembro, para o Processo Seletivo para ingresso nos Cursos Técnicos da instituição. São ofertadas 1.795 vagas, todas gratuitas, nas modalidades Médio Integrado ao Ensino Técnico e Subsequente (pós-médio). As oportunidades são para todos os campi do IFSertãoPE: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri. A inscrição dos candidatos será feita exclusivamente pela internet, no Portal do Candidato, por meio do site https://selecao.ifsertaope.edu.br/.

Modalidades – O edital nº 82/2023 é referente ao Processo Seletivo para os Cursos Técnicos na modalidade Médio Integrado ao Técnico. Este ano, estarão disponíveis 950 vagas, distribuídas entre nove cursos: Agropecuária, Informática, Agroindústria, Edificações, Química, Eletrotécnica, Sistema de Energia Renovável, Mecânica e Logística. Para a modalidade Subsequente, regida pelo edital nº 83/2023, o IFSertãoPE oferta 845 vagas e oito opções de cursos: Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (Ead), Refrigeração e Climatização, Logística e Zootecnia. Todos os cursos são gratuitos, bem como as inscrições, matrículas e demais procedimentos. Os cursos disponíveis em cada campus, bem como o quantitativo de vagas, podem ser consultados detalhadamente no Anexo I dos Editais.

Inscrição – Para se cadastrar na Área do Candidato, é obrigatório que o candidato possua RG e CPF próprios, além de uma conta de e-mail válida, à qual o candidato tenha acesso. Todo o procedimento de inscrição está descrito no item 3 dos editais. É necessário que os candidatos sigam todos os passos, anexem corretamente os arquivos solicitados no sistema de Inscrição e finalizem suas inscrições para concorrem às vagas ofertadas no Processo Seletivo 2024 do IFSertãoPE. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, poderá eliminar o candidato do Processo Seletivo.

Cotas – É de fundamental importância que os candidatos leiam cuidadosamente o item 1 dos editais, que explica os Grupos de Concorrência, ou seja, as cotas nas quais poderão concorrer (tais como renda familiar, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, estudantes de escolas públicas). Essa informação será solicitada no momento da inscrição. Outro ponto que os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas devem atentar é o procedimento de heteroidentificação, descrito no item 5 dos editais.

Seleção – A seleção se dará mediante análise do histórico escolar ou declaração de notas emitida pela escola, conforme Anexo 3 dos editais. No caso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, as notas utilizadas serão as de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Para os candidatos aos cursos Técnicos Subsequentes, a análise será realizada pela média das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano do Ensino Médio (se o candidato já tiver concluído) ou a média do 1º e 2º anos, se o candidato ainda estiver concluindo o Ensino Médio. Informações detalhadas sobre a inserção de notas e histórico escolar estão disponíveis no item 4 dos editais.

Resultados – O resultado preliminar do Processo Seletivo está previsto para publicação a partir de 15/12, e o resultado final, a partir de 22/12. As matrículas deverão acontecer em janeiro de 2024.