Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 18 de maio de 2024

Economia

Fecomércio PE aponta que inflação e alta na taxa de juros enfraquecem confiança dos empresários

Em Outubro de 2023, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec/CNC) permaneceu estável em Pernambuco. Todavia, a inflação nos combustíveis, em especial o diesel, que aumentou 12,9% em relação ao mês anterior, teve uma influência significativa. 47,1% dos comerciantes de bens não duráveis, como alimentos, bebidas, combustíveis e medicamentos, afirmam que as condições […]

Postado em 07/11/2023 2023 13:15 , Economia. Atualizado em 07/11/2023 13:16

Reprodução

Em Outubro de 2023, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec/CNC) permaneceu estável em Pernambuco. Todavia, a inflação nos combustíveis, em especial o diesel, que aumentou 12,9% em relação ao mês anterior, teve uma influência significativa. 47,1% dos comerciantes de bens não duráveis, como alimentos, bebidas, combustíveis e medicamentos, afirmam que as condições do setor melhoraram

Gestores das empresas menores, com até 50 funcionários, têm uma expectativa positiva de contratação de colaboradores para os próximos meses: cerca de 75,7% afirmam que vão aumentar o quadro de empregados. Destaca-se o setor de semiduráveis (vestuários, calçados, perfumes), no qual 81,5% dos empresários acreditam que vão empregar mais nos próximos meses.

Enquanto isso, para o mês de outubro, o Icec/CNC revela que os grupos de atividades que comercializam bens duráveis (geladeira, máquina de lavar, fogão) seguem pessimistas em relação às condições atuais da economia brasileira. Os resultados acompanham a percepção indicada pela pesquisa do ICF/CNC, na qual se revelou que a maioria dos consumidores (50,6%) acredita que seja um mau momento para adquirir bens duráveis.

O economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, afirma que: “O movimento lateral do Icec/CNC, em Pernambuco, é um sinal de que a confiança do empresariado do comércio está se estabilizando. No entanto, a inflação e a alta taxa de juros ainda são um desafio. O otimismo dos gestores das empresas menores é um sinal positivo, pois indica que o setor ainda tem potencial de crescimento. O otimismo também foi lastreado pelas festas de fim de ano prometem aquecer ainda mais o volume de vendas dessas empresas”. 

.