Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de setembro de 2024

Agronegócios

Uvas do Vale: variedades chamam a atenção do mundo

O clima do Vale do São Francisco proporciona excelentes frutas e mais de duas safras por ano

Postado em 14/11/2023 2023 10:41 , Agronegócios, Economia. Atualizado em 14/11/2023 10:44

O Vale do São Francisco mistura tradição e tecnologia na produção de uvas de mesa no Brasil. A região é responsável por cerca de 95% das exportações desse tipo de fruta.  É o único lugar do planeta em que é possível colher até duas safras e meia de uva por ano, graças ao clima quente e seco, à disponibilidade de água para irrigação e aos investimentos no setor. Tudo isso favorece o desenvolvimento de uma fruticultura com características peculiares em relação às demais regiões produtoras de uvas do país.

Segundo a Embrapa Semiárido, em 2022, a área plantada no Brasil foi de aproximadamente 29,6 mil hectares. As três regiões que concentram a produção nacional são a Nordeste (11,9 mil ha), seguida pela Sudeste (9,9 mil ha) e a Sul (7,4 mil ha). Os estados de Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Bahia e Minas Gerais são os que têm a maior parte da área de uva de mesa no país. Em relação às cidades, três do Vale do São Francisco estão entre as cinco maiores produtoras: Petrolina/PE (6,45 mil ha), Lagoa Grande/PE (1,85 mil ha) e Juazeiro/BA (1,64 mil ha).

A produção para o mercado externo continua a crescer. Nos dez meses do ano, foram exportadas cerca de 35,7 mil toneladas, um aumento de 32,27% em relação ao mesmo período de 2022. Dados que comprovam que o Vale se firmou como o polo produtor e exportador de uvas de mesa de alta qualidade com excelente padrão tecnológico. A uva gerou mais de 3,3 bilhões de reais em valor da produção no Brasil, em 2022, sendo que aproximadamente dois terços desse total, 2 bilhões de reais, foram originados nessa região do São Francisco.

Com uma área de 370 hectares cultivados, a Agrivale, uma das maiores empresas de fruticultura do Brasil, produz dez variedades: Autumn Crisp, Arra 34, Melodia, Sable, Núbia, Vitória, Scarlotta, Benitaka, Arra 15 e Algodão Doce. Essas uvas são comercializadas em cinco marcas diferentes: Mimo Seleção, Mimo, Turma da Mônica, Duvale e Seleta. São frutas produzidas a partir da combinação de sabores, crocância e aromas únicos, alcançada pelo cruzamento natural desenvolvido por experientes geneticistas.  Além de atender todo o mercado nacional, as uvas de mesa são exportadas para 23 países.

A empresa também é a produtora de uvas de mesa mais certificada do Brasil. São sete importantes certificações nacionais e internacionais, que atestam o respeito da empresa pelo consumidor, pelos colaboradores, pelos fornecedores e por práticas agrícolas sustentáveis.

 

Por  larissa Brandão