Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de fevereiro de 2024

Política

Participação de Pernambuco na COP coloca o estado no topo da agenda internacional de sustentabilidade

A participação da Governadora Raquel Lyra em painéis internacionais na COP em Dubai representa uma grande oportunidade de colocar Pernambuco no centro das discussões sobre meio ambiente e economia sustentável

Postado em 26/11/2023 2023 08:53 , Política. Atualizado em 26/11/2023 08:53

Reprodução

A participação da Governadora Raquel Lyra em painéis internacionais na COP em Dubai representa uma grande oportunidade de colocar Pernambuco no centro das discussões sobre meio ambiente e economia sustentável.

A governadora Raquel Lyra estará na 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Esta será a primeira vez que ocorrerá um evento co-promovido pela presidência da COP focado em governos estaduais e municipais de todo o mundo, e a chefe do Executivo pernambucano terá a oportunidade de se apresentar na ocasião. A gestora vai integrar a comitiva do governo federal na COP 28, a convite do presidente Lula.

Participação de Raquel no Local Climate Action Summit (LCAS) destaca sua posição como a única governadora da região Nordeste a ser convidada para discursar. Além disso, ela é uma das poucas líderes femininas dentro da Under2 Coalition, que é a maior rede de governos subnacionais comprometidos com o clima.

“Essa agenda é importante porque precisamos cada vez mais entrar na rota da economia do futuro. A participação na COP será uma oportunidade única para apresentarmos a potencialidade do nosso Estado, anunciarmos ações e demonstrarmos de que maneira podemos contribuir para o desenvolvimento de boas políticas públicas de clima e crescimento sustentável”, aponta a governadora Raquel Lyra.

Ao todo, a governadora recebeu convites para palestrar em cinco eventos da COP 28, onde abordará temas como o fortalecimento das ações climáticas, investimentos para a preservação da caatinga, energia eólica, entre outros.

Essa é a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que reúne os representantes dos países signatários do UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. A COP serve para revisar o comprometimento dos países com a Convenção, com o Protocolo de Kyoto e com o Acordo de Paris.