Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de junho de 2024

Saúde

Mais de 700 procedimentos cirúrgicos foram ofertados no primeiro dia do mutirão de catarata em Petrolina 

Na sexta, foi iniciada a etapa de cirurgias, que estão sendo realizadas na Policlínica do Hospital Universitário. Nesse primeiro dia, foram realizados mais de 700 procedimentos cirúrgicos, entre catarata e pterígio.  

Postado em 11/12/2023 2023 09:40 , Saúde. Atualizado em 11/12/2023 09:42

Petrolina deu início a um mutirão de cirurgias de catarata, com o objetivo de ofertar mais de 2 mil procedimentos para a população com 50 anos ou mais. A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. O aposentado Miguel Leandro da Silva, que estava com dificuldade de enxergar, se mostrou animado e agradecido pela ação. Ele ressaltou que a equipe merece nota dez e está tudo bem organizado.

Já a aposentada Cleia Maria Lima, destacou que seu sonho é voltar a enxergar sem esforço. “Com o tempo eu notei que minha visão começou a ficar embaçada, tenho dificuldade para me locomover no escuro. Agora, com a cirurgia, eu espero voltar a enxergar bem, quero ver até os mosquitos no teto. Pra mim é um sonho realizado”, ressalta. As cirurgias seguem até o domingo (10).

Catarata 

A catarata é uma opacidade de lente natural do olho. As pessoas que têm o problema apresentam a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada; sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler; a visão noturna torna-se mais fraca e as cores, amareladas.