Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 19 de maio de 2024

Cultura

Vida e trabalho das marisqueiras são tema de exposição imperdível em Belo Jardim

“Sereias do Mangue – Encantos das Marisqueiras de Aver-O-Mar”, do artista Java Araújo, entra em cartaz nesta sexta-feira (05/04), às 19h, na Galeria de Artes do Sesc Ler Belo Jardim

Postado em 04/04/2024 2024 15:55 , Cultura. Atualizado em 04/04/2024 15:53

Imagem: Java Araújo e ilustração de marisqueiras do Aver-O-Mar / Divulgação

A tradição da mariscagem, uma ocupação que contribui para a economia, gastronomia, moda e turismo nas áreas de manguezal do litoral pernambucano, é o foco da nova exposição do talentoso artista plástico e ilustrador Java Araújo. A exposição estará em exibição na Galeria de Artes do Sesc Ler Belo Jardim a partir desta sexta-feira (05/04). A abertura da exposição “Sereias do Mangue – Encantos das Marisqueiras de Aver-O-Mar” será às 19h30, e a entrada é gratuita.

Ao todo, são 15 quadros com as ilustrações de Java, criadas a partir de uma experiência sua no manguezal de Aver-O-Mar, no município de Sirinhaém. “Durante um pequeno período, vivenciei o pouco do mangue e o trabalho das marisqueiras, histórias e a relação harmoniosa com a natureza. Uma interação rica em trocas culturais, aprendizados sobre a ecologia do manguezal e a observação da beleza que emerge dessa convivência”, relembra o artista.
Entre as obras que estarão expostas estão quatro painéis, cada um com dois metros de altura. Na abertura, Java Araújo e o curador da mostra, o gestor cultural Carlito Person, vão apresentar ao público mais detalhes de toda a criação, que traz a fusão entre a beleza natural dos mangues, das marisqueiras e da fantasia que permeia o trabalho do artista plástico.
“Não é apenas uma mostra de arte, mas uma celebração da simbiose entre a natureza e a cultura, proporcionando uma experiência imersiva e única para todos os visitantes. Esperamos que cada obra conte uma história e inspire reflexões sobre a importância de preservar nosso meio ambiente e valorizar as comunidades que o sustentam”, comenta Java.
A exposição “Sereias do Mangue – Encantos das Marisqueiras do Aver-O-Mar” fica em cartaz até 5 de julho de 2024. A visitação é gratuita, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para o agendamento de grupos, basta fazer contato com a Central de Relacionamento do Sesc Ler Belo Jardim, pelo telefone (81) 3726.1576 ou pelo Whatsapp (81) 99169-3242.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 24 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Exposição “Sereias do Mangue – Encantos das Marisqueiras do Aver-O-Mar”

Abertura: 5 de abril, às 19h30
Local: Galeria de Artes do Sesc Ler Belo Jardim – Av. Pedro Leite Cavalcanti, s/n, Cohab II
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Entrada gratuita

Informações para agendamentos: (81) 3726.1576 ou (81) 99169-3242 (Whatsapp)