Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de maio de 2024

Cultura

Cultura e literatura se unem em Serra Talhada com o Circuito Literário de Pernambuco

Após o êxito da Etapa Agreste, ocorrida em Caruaru, o Circuito Literário de Pernambuco (CLIPE) chega à cidade de Serra Talhada para iniciar, a partir desta segunda-feira (06), a Etapa Sertão do projeto

Postado em 05/05/2024 2024 20:34 , Cultura. Atualizado em 05/05/2024 20:38

O evento ocorrerá no Sesc de Serra Talhada e abrangerá os municípios do Sertão do estado. Com o tema Culturas marginais de conhecimentos tradicionais: ensino, pluralidade e justiça”, a iniciativa busca estimular a discussão sobre instrução, diversidade e equidade racial no território pernambucano, oferecendo uma programação ampla e variada, até o dia 11.

Divulgação

O Projeto CLIPE, criado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, busca promover discussões e reconhecer as contribuições de intelectuais e membros das comunidades negra, indígena e quilombola. O projeto inclui encontros, lançamentos de obras literárias, diálogos com escritores e performances artísticas para destacar a importância do ensino sobre diversidade étnico-racial e representatividade nos conteúdos educacionais.

Com imenso prazer, estamos em Serra Talhada para a continuação do CLIPE. Essa é uma excelente ocasião para nos encontrarmos e comemorarmos esse tema tão relevante em nossa comunidade. Após o êxito em Caruaru, na Etapa Agreste, estamos empolgados para realizar um evento memorável, com uma programação cuidadosamente elaborada. Esperamos a presença de todos os interessados, convidou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.

Nesta fase seguinte serão incluídos os municípios que fazem parte das GREs de Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Floresta, Petrolina, Salgueiro e Araripina. A fase inicial, Agreste, ocorreu entre os dias 22 e 27 de abril, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru. A fase final, intitulada Etapa Região Metropolitana e Zonas da Mata, acontecerá no Recife, na Arena de Pernambuco, entre os dias 29 de maio e 5 de junho.

Durante as três etapas do evento os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a temática por meio de uma programação extensa e diversificada. Além das atrações culturais, o evento ainda vai contar com estandes de editoras estaduais e nacionais, montados para a comercialização de livros para todas as idades e gostos. Os servidores da SEE que estiverem em pleno exercício de suas funções poderão usufruir do “Bônus Livro” no valor de R$ 1 mil (professores) e R$ 500 (analistas e assistentes). O cartão que dá direito à compra dos livros é distribuído pelas gerências regionais de educação dias antes da realização da feira em cada uma das suas etapas.