Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de junho de 2024

Política

Simulador ajuda eleitor a treinar o voto para as Eleições 2024

Para treinar para o primeiro turno das Eleições Municipais 2024, acesse a aba específica e familiarize-se com a ordem de escolha dos candidatos, digitação numérica e teclas de correção, confirmação e voto em branco.

Postado em 30/05/2024 2024 12:17 , Política. Atualizado em 30/05/2024 12:17

Está disponível, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Simulador de Votação. Criada nas Eleições 2014 com o intuito de ajudar eleitoras e eleitores a treinarem o passo a passo do voto por meio de uma simulação fidedigna da urna no momento da votação, a ferramenta pode ser acessada por qualquer pessoa em local com conexão à internet.

A página conta com explicações em áudio, texto e Libras para auxiliar na votação, além de candidatos e partidos fictícios para fins didáticos e melhor aprendizado.

Ordem para as Eleições Municipais 2024

Primeiro é digitado o voto para vereador e, depois, para prefeito, de acordo com a legislação eleitoral. Nesse pleito, serão eleitos candidatos para as prefeituras e câmaras municipais em mais de 5,5 mil cidades do país, com mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores.

O número para vereador tem quantos dígitos?

Para vereador, são cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo. Caso você queira votar somente na legenda, após informar o número do partido, é só apertar o botão “CONFIRMA”.

E para prefeito? Quantos dígitos formam o número?

O número a ser digitado na urna eletrônica para as candidatas e os candidatos para prefeito é composto de dois dígitos. Confira as fotos, o número, os nomes do candidato e do vice e a sigla da legenda. Se errar ao digitar o número na urna, basta apertar a tecla “CORRIGE” e reiniciar o voto, mas, se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “CONFIRMA”. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna, a palavra “FIM”.

Eventual segundo turno

Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, se necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 de outubro, apenas para o cargo de prefeito (sistema majoritário). A disputa ocorrerá se a pessoa mais votada no primeiro turno não tiver alcançado metade mais um dos votos válidos (maioria absoluta). Para vereador, não há segundo turno.

Colinha

permitido levar à cabine de votação uma colinha, que nada mais é do que a anotação dos números em um papel. A colinha serve para ajudar a eleitora ou o eleitor a não errar ou esquecer os números das candidatas e dos candidatos na votação que decidirá quem serão os chefes do Executivo e os representantes do Legislativo municipal pelos próximos quatro anos.

(DMB/LC, DB)