Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 11 de junho de 2024

Política

Reviravolta em Santa Cruz do Capibaribe

Inocente quer saber – A gestão terá dificuldades de se manter no poder em Santa Cruz do Capibaribe após a desistência do prefeito Fábio Aragão?

Postado em 11/06/2024 2024 04:00 , Política. Atualizado em 11/06/2024 01:35

Colunista

Eleito em 2020 após o falecimento do seu pai, Fernando Aragão, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, realizou uma gestão exitosa que possui expressiva aprovação da população, e ao que tudo indicava, caminhava para uma reeleição tranquila, mas ontem ele surpreendeu a todos ao anunciar a decisão de não tentar a reeleição e lançar o seu vice, Helinho Aragão, como nome para a disputa.

Apesar de os dois terem forte capital político, indiscutivelmente a população de Santa Cruz se preparava para renovar o mandato de Fábio, a transferência de voto é algo que não acontece automaticamente e dado o histórico das eleições anteriores, tudo leva a crer que a disputa será mais dura agora do que seria num ambiente de tentativa de reeleição.

Adversários do prefeito ficaram atônitos com a decisão, pois se preparavam para um cenário mais duro, evidentemente que agora terão que reavaliar a estratégia, uma vez que as chances de vitória, antes escassas, passam a ser maiores, então acaba que o desafio que era mais para a oposição, passa também para a gestão, que por mais que existam motivos plausíveis alegados pelo prefeito, será questionada por uma decisão tão abrupta.

Santa Cruz, que surpreendeu ao dar a maioria dos votos a Jair Bolsonaro contra Lula em 2022, poderá ter uma eleição bastante atípica agora com essa mudança de quadro. Caberá a Helinho Aragão, juntar a base governista e construir uma narrativa inteligente para lograr êxito, enquanto Alessandra Vieira e Robson Ferreira terão que utilizar a decisão de Fábio a seu favor com o objetivo de desgastar o nome lançado pela gestão.

Harmonia – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, esteve reunido com o presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, num almoço descontraído na semana passada no tradicional Restaurante Leite. Quem acompanhou o encontro percebeu a harmonia entre o legislativo e o judiciário, evidenciando que o diálogo é o melhor caminho para solucionar as demandas de Pernambuco.

Campus – O presidente Lula anunciou a criação de um novo campus da UFPE em Sertânia, Pernambuco. A iniciativa foi articulada pela senadora Teresa Leitão, que entregou ao ministro da Educação, Camilo Santana, o pedido formal. Teresa destacou que a expansão do ensino superior no interior é uma política retomada com força total pelo governo.

Articulação – Graças à articulação da senadora Teresa Leitão, Sertânia, em Pernambuco, terá um novo campus da UFPE. Teresa ressaltou que a iniciativa não apenas ampliará o acesso ao ensino superior, mas também gerará empregos e impulsionará o desenvolvimento regional.

Live – O pré-candidato a prefeito de Bonito, Dr. Ademir Alves (MDB), tem recorrido às lives nas redes sociais para discutir temas da cidade. Postulante oposicionista, o peemedebista quer apresentar um projeto de verdadeira transformação para a cidade e por isso tem utilizado o diálogo para discutir os temas de Bonito.

Inocente quer saber – A gestão terá dificuldades de se manter no poder em Santa Cruz do Capibaribe após a desistência do prefeito Fábio Aragão?