Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 10 de julho de 2024

Política

Merecida homenagem

Por Edmar Lyra

Postado em 12/06/2024 2024 06:00 , Política. Atualizado em 01/07/2024 12:26

Colunista

A Amupe reuniu prefeitos e lideranças políticas para uma reunião que alterou o estatuto da entidade criando o cargo de presidente de honra da instituição para o deputado estadual José Patriota. Ele que presidiu a Amupe por uma década teve grande contribuição com a pauta municipalista.

Mas o fato de ter se destacado como presidente da Amupe não foi sua única contribuição na vida pública, ele também fez duas exitosas gestões em Afogados da Ingazeira como prefeito e faz um excelente mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Histórico quadro do PSB, José Patriota teve grande contribuição com os governos socialistas em Pernambuco, sendo um dos principais aliados do ex-governador Eduardo Campos, fato este que o projetou para voos mais altos na vida pública. Esse reconhecimento a Patriota por parte dos integrantes da Amupe é uma das muitas homenagens que ele merece receber, pois é uma figura de muito zelo com a política e com a transformação social. Sua vida foi sempre pautada pela retidão e pela defesa dos interesses dos menos favorecidos.

Patriota escreveu uma bonita história na política pernambucana, tendo dado grande contribuição para o estado com seu jeito firme e conciliador, buscando sempre a convergência em prol dos interesses de Pernambuco e mais precisamente do seu sertão do Pajeú, lugar que ele tem verdadeira devoção. Que Patriota possa continuar a escrever novos capítulos na sua vida pública e ter mais uma vitória na sua bela trajetória de vida.

Condenação – O MPF condenou Eduardo Ayrton Cavalcanti Vasconcelos, presidente do CRO/PE, por improbidade administrativa. Ele deve ressarcir R$ 17 mil aos cofres da autarquia e pagar multa de 10%. Vasconcelos foi acusado de usar recursos públicos para veicular outdoors com sua imagem e mensagem eleitoreira em vez de conscientizar sobre saúde bucal.

Decisão – O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, determinou que o Governo de São Paulo mantenha o compromisso de implementar o uso de câmeras em operações policiais, conforme acordo com o STF. O governo deve informar cada etapa do processo licitatório dos equipamentos e apresentar um relatório após seis meses de execução do contrato. Barroso destacou a importância da continuidade dessa política pública.

Deduções – O partido Progressistas questiona no STF a medida provisória que mudou as regras de compensação de créditos de PIS/Cofins. A ação, distribuída ao ministro Gilmar Mendes, argumenta que a mudança é inconstitucional por falta de urgência e relevância. A medida impede empresas de usar créditos de PIS/Cofins para quitar outros tributos federais.

Livros – A Operação Livro Aberto cumpriu 12 mandados de busca nesta terça (11) investigando supostos crimes relacionados a contratos da Secretaria de Educação da Paraíba em 2018, com prejuízo de mais de R$ 4 milhões. Entre os alvos estão deputados estaduais, ex-deputados e o atual secretário de Juventude, Esporte e Lazer. A Secretaria de Educação afirmou que os fatos ocorreram em outra gestão.

Inocente quer saber – Existe algum municipalista mais convicto em Pernambuco do que José Patriota?