Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 15 de janeiro de 2025

Política

Mano Medeiros eleva gestão em Jaboatão dos Guararapes

A recente avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) colocou Jaboatão dos Guararapes em um patamar de destaque no cenário nacional. O município, sob a liderança do prefeito Mano Medeiros, conquistou a nota A na Capacidade de Pagamento (Capag), refletindo a melhor capacidade de honrar compromissos financeiros entre estados e municípios brasileiros. Essa conquista não apenas superou a nota B obtida pelo Recife, mas também evidenciou a gestão fiscal exemplar de Jaboatão

Postado em 18/06/2024 2024 10:23 , Política. Atualizado em 18/06/2024 10:25

Colunista

A Capag é o principal indicador do Tesouro Nacional para avaliar a situação fiscal e a capacidade de pagamento de estados e municípios. Por meio de indicadores de endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, a análise verifica periodicamente se os entes subnacionais estão aptos a contrair novos empréstimos com garantia da União. A nota A de Jaboatão dos Guararapes, disponível no site da STN, demonstra que o município está em uma posição sólida para obter financiamentos e investir em políticas públicas.

O prefeito Mano Medeiros comemorou a conquista, destacando a responsabilidade econômica e a transparência fiscal da sua administração. “Jaboatão dos Guararapes segue o caminho do desenvolvimento, consolidando-se como referência na qualidade do uso dos recursos públicos, atendendo às demandas da população com seriedade e transparência,” afirmou Mano Medeiros. Esta avaliação positiva é um reflexo da capacidade administrativa e do compromisso do governo municipal em gerir os recursos de forma eficiente, beneficiando diretamente os moradores.

A nota máxima no Capag não é apenas um símbolo de saúde financeira, mas também uma demonstração clara de que Jaboatão dos Guararapes está se consolidando como um exemplo de boa gestão pública. Este reconhecimento nacional reforça a confiança na administração de Mano Medeiros e abre portas para novos investimentos e avanços na infraestrutura e serviços públicos, promovendo um desenvolvimento sustentável para o município.

Grupo da reforma – Em Brasília, o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) passou a segunda-feira (17) reunido com os outros seis parlamentares que integram o Grupo de Trabalho da regulamentação da Reforma Tributária na Câmara. Os sete relatores discutem os detalhes do novo sistema de tributação, que vem sendo tema de quatro audiências públicas semanais na Casa.

Hospital – O hospital municipal de Petrolina está na fase final de construção, com as obras civis concluídas e a instalação de equipamentos médicos e mobília em andamento. A estrutura, que permitirá mais de 2 mil atendimentos mensais, inclui 14 consultórios ambulatoriais, três salas operatórias, quatro leitos de recuperação pós-anestésica, 12 leitos de clínica cirúrgica, além de salas de fisioterapia e odontologia. O prefeito de Petrolina, Simão Durando, e o secretário de Saúde, João Luís Barreto, estão realizando os ajustes finais para a inauguração da obra, que custou R$ 30 milhões e beneficiará a população da cidade.

Inocente quer saber – João Campos anunciará seu vice na primeira quinzena de julho?