Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 14 de julho de 2024

Política

Raquel começa a imprimir sua marca

No interior do estado, onde as ações são mais efetivas no dia a dia da população, a avaliação da governadora melhorou substancialmente, enquanto na metropolitana houve uma melhora tímida, mas consistente, que deverá amplificar ao longo dos próximos meses.

Postado em 28/06/2024 2024 05:10 , Política. Atualizado em 27/06/2024 21:18

Colunista

Prestes a completar um ano e meio de governo, Raquel Lyra passou por muitas dificuldades para dar uma dinâmica a sua gestão, seu maior desafio se deu na relação com os poderes constituídos, que volta e meia lhe davam dificuldades, como o governo ainda não tinha o que mostrar, seus opositores tentaram criar um sentimento de fragilidade da gestão, mas aos poucos esse sentimento foi se dissipando a medida que as entregas começavam a acontecer.

A governadora alavancou as finanças do estado com a chegada de financiamentos, e começou a imprimir uma série de obras e ações que foram impactando em sua popularidade. No interior do estado, onde as ações são mais efetivas no dia a dia da população, a avaliação da governadora melhorou substancialmente, enquanto na metropolitana houve uma melhora tímida, mas consistente, que deverá amplificar ao longo dos próximos meses.

Esse sentimento começa a ser percebido pela classe política, em especial após o Palácio liquidar emendas parlamentares, o que melhorou a percepção dos deputados estaduais com o governo. Subestimada por muita gente desde a eleição, Raquel tem demonstrado que está disposta a transformar Pernambuco e suas ações, a exemplo do Mães de Pernambuco, do Bilhete Único e de obras de infraestrutura que estão saindo do papel, são provas inequívocas de que ela já começou a virar a chave e poderá ter um resultado mais rápido do que obteve em Caruaru, quando era desacreditada pelos seus adversários e acabou se reelegendo com uma expressiva votação.

Recorde – Em junho, a 15ª Superintendência Regional da Codevasf, liderada por Gustavo Melo, atingiu um recorde ao realizar mais de 70 doações de equipamentos às prefeituras do interior do estado. Entre os itens entregues estavam retroescavadeiras, grades de arado, tratores e caminhões-pipa, além de várias obras de infraestrutura. No total, foram mais de R$ 30 milhões investidos, com uma média de duas ações por dia. Essa intensa atividade foi impulsionada por uma diretriz do presidente Lula para fortalecer o desenvolvimento regional.

Influente – O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) foi reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2024, integrando a lista dos Cabeças do Congresso. Coutinho se destacou por seu trabalho nas relatorias de importantes matérias como a Reforma Tributária e a regulamentação dos aplicativos de transporte (PLP 12/24), além de sua atuação em prol do desenvolvimento econômico e da geração de emprego em Pernambuco.

Petrolina 

O prefeito Simão Durando anunciou a aquisição inédita de 30 ônibus escolares climatizados para Petrolina, marcando a primeira vez que o transporte escolar municipal contará com ar-condicionado. A nova frota, destinada a estudantes da zona rural, visa garantir mais segurança, conforto e dignidade. Com esta aquisição, a frota municipal passará a ter 70 ônibus escolares próprios, além das 3 lanchas e 15 ônibus já adquiridos. As dez primeiras unidades serão destinadas a várias comunidades do interior, reforçando o compromisso da gestão com a melhoria das condições de acesso à educação.

Inocente quer saber – Raquel Lyra chegará fortalecida para a reeleição em 2026?