Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 08 de julho de 2024

Política

Decisão do PSB fortalece polarização em Camaragibe

O fortalecimento de Diego Cabral pelo PSB indica uma tentativa de unificação e consolidação das forças governistas, mas o caminho para reverter o cenário desfavorável é árduo.

Postado em 08/07/2024 2024 07:32 , Política. Atualizado em 07/07/2024 23:37

Colunista

Na noite do último sábado, o PSB decidiu retirar a pré-candidatura do partido, até então disputada entre Paulo André e Ednaldo Moura Júnior, em um movimento estratégico para fortalecer Diego Cabral, o nome escolhido pela prefeita Nadegi Queiroz. Este novo cenário acirra ainda mais a polarização política em Camaragibe entre o ex-prefeito Jorge Alexandre e o governista Diego Cabral.

A retirada da pré-candidatura do PSB parece beneficiar diretamente Jorge Alexandre. Em recente pesquisa divulgada, ele lidera com 47% das intenções de voto, enquanto Diego Cabral possui apenas 13%. Por outro lado, Jorge Alexandre tem a tarefa de consolidar sua posição, agregando ainda mais aliados na sua campanha contra Diego e a atual administração. Jorge já conta com o apoio de figuras influentes, como o ex-deputado Beto Accioly, o vice-prefeito Delio Júnior, e nove vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Renê Cabral, que é irmão de Diego Cabral.

O fortalecimento de Diego Cabral pelo PSB indica uma tentativa de unificação e consolidação das forças governistas, mas o caminho para reverter o cenário desfavorável é árduo. Enquanto isso, Jorge Alexandre parece estar consolidando sua liderança, navegando em um mar de apoios que pode ser decisivo para o resultado das próximas eleições.

Nova lei – Pernambuco tem uma nova lei para tratar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde a atenção primária. A Lei 18.631, de autoria do deputado Gilmar Júnior (PV), foi publicada na última sexta-feira (05). A legislação visa organizar a assistência à saúde, garantir acesso regulado e apoio matricial às equipes de saúde, além de manejar casos leves, como asma e rinite, na atenção primária. O objetivo é reduzir emergências e internações em UTI, especialmente em um momento de emergência devido à falta de leitos para bebês e crianças com SRAG.

Fernando Dueire – O senador Fernando Dueire (MDB) está prestes a completar a marca de 100 municípios visitados desde que assumiu o mandato em 2022, sendo efetivado em 2023. Dueire está se fazendo presente junto às cidades pernambucanas com a liberação de recursos em mais de uma área, e isso tem contribuído para o desenvolvimento do interior de Pernambuco.

Virou a chave – A prefeita de Igarassu, Professora Elcione (PSDB), virou a chave da sua gestão. Se no início do ano muitos apostavam que ela não se reelegia, o sentimento é de que ela está se recuperando a ponto de chegar fortalecida em outubro contra qualquer que seja o seu adversário, tanto o deputado estadual Mário Ricardo quanto o seu filho, Miguel Ricardo. Este último deverá ser o escolhido, pois em caso de derrota, preservará a imagem de Mário que foi duas vezes prefeito da cidade.

Força – Os pré-candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que lideram as pesquisas são Emília Corrêa em Aracaju, Janad Valcari em Palmas, JHC em Maceió, Delegado Éder Mauro em Belém, e Bruno Reis em Salvador, segundo levantamento do UOL com informações de 11 capitais brasileiras coletadas por cinco institutos: Datafolha, AtlasIntel, Quaest, Real Time Big Data e Paraná Pesquisas.

Inocente quer saber – Elcione será reeleita em Igarassu?