Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 12 de setembro de 2024

Educação

Governo lança Trilhatec, programa com 35 mil vagas em cursos profissionais

Serão diversos cursos em todas as regiões do Estado sendo oferecidos em parcerias com instituições público-privadas

Postado em 09/08/2024 2024 08:29 , Educação. Atualizado em 09/08/2024 08:29

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Alunos matriculados na rede estadual de ensino terão a chance de participar gratuitamente de cursos de formação profissional por meio do Trilhatec, iniciativa lançada pela governadora Raquel Lyra, no CESAR, em Recife, nesta quinta-feira (8). Com um investimento superior a R$ 29 milhões, o Governo de Pernambuco disponibilizará inicialmente 35 mil vagas em cursos de aprimoramento, introdução profissional ou capacitação, visando atender às necessidades do mercado de trabalho. O Trilhatec contemplará alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cursos presenciais e online, em todas as áreas do estado.

As capacitações serão promovidas em colaboração com entidades públicas e privadas, disponíveis em diferentes cidades. Os interessados precisarão realizar sua inscrição sem custo algum, a partir do dia nove deste mês, em um dos 49 cursos disponíveis, por meio do site www.educacao.pe.gov.br. A disponibilidade dos cursos seguirá o modelo de caminhos de aprendizagem para os alunos matriculados no Ensino Médio ou na EJA do estado.

“O programa consta no nosso plano de Governo e estamos fazendo uma entrega importante para os estudantes da rede pública estadual de ensino. Estamos montando várias linhas de cursos técnicos que garantem a profissionalização do nosso adolescente, do adulto que está na nossa rede, para permitir que ele tenha empregabilidade, capacidade de trabalho logo após sair do ensino médio, com os melhores parceiros que nós temos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, três pontos são importantes com o programa. “O primeiro, quando a gente oferece qualificação profissional, a gente também faz com que o aluno se interesse pelas outras disciplinas que ele estuda na escola. O segundo, no caso do EJA, ele ajuda a gente a manter esse estudante na escola, porque ele está voltando a estudar e está ressignificando sua relação com a educação. E o terceiro, que é o fato da gente poder também garantir que esses estudantes possam ter mais possibilidade de emprego ou criar suas próprias empresas”, explicou.

A estudante Thawana Priscila, de 17 anos, estuda na rede pública estadual, atualmente cursando o 2º ano do Ensino Médio, e contou que vai se inscrever no curso de maquiagem. “Vou me inscrever no curso porque quero abrir um salão de beleza. Acho ótimo poder terminar o Ensino Médio e também um curso”, contou a estudante.

Entre os cursos ofertados estão: manutenção básica de celular, operador de computador com ênfase em desenvolvimento de sistemas, eletricista predial, assistente de logística, apicultura, cabeleireiro assistente, barbeiro, operador de processos logísticos industriais, entre outros.

As aulas serão coordenadas por reconhecidas instituições de ensino e desenvolvimento profissional, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Pernambuco (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado de Pernambuco (Senac), o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).

 

Fotos: Hesíodo Góes/Secom