Tecnologia
Pernambuco subiu no ranking nacional de Governo Digital
Entre as iniciativas de destaque estão a ferramenta de peticionamento eletrônico, integrada ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que facilita o envio de documentos pelos cidadãos, e o painel público para consulta de medicamentos da Farmácia do Estado.
Postado em 12/08/2024 2024 06:03 , Tecnologia. Atualizado em 11/08/2024 17:35
Reprodução Net
O Estado de Pernambuco conquistou a 12ª posição no ranking nacional de oferta de serviços públicos digitais, sendo o 5º que mais avançou nesse índice. A conquista foi anunciada na última quinta-feira (08) durante o 51º SECOP – Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, o maior evento de tecnologia da informação voltado para a gestão pública no Brasil, que aconteceu no Rio de Janeiro.
Esse resultado reflete os esforços do governo para fortalecer o acesso digital aos serviços públicos para a população pernambucana. Para alcançar esse avanço, a Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) e a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE) trabalharam juntas para apresentar evidências dos serviços digitais oferecidos pelo governo até março de 2024. A cooperação entre os dois órgãos foi essencial para que o Estado passasse de um nível de maturidade considerado “bom” para “muito bom”.
Entre as iniciativas de destaque estão a ferramenta de peticionamento eletrônico, integrada ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que facilita o envio de documentos pelos cidadãos, e o painel público para consulta de medicamentos da Farmácia do Estado. Além disso, foi destacada a publicação da Portaria Conjunta entre a SAD, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), que regulamenta a avaliação dos serviços públicos e a Estratégia de Governo Digital (EGD 2024-2027).
Segundo o secretário Executivo, Miguel Gaia, o resultado é um reconhecimento relevante do que a atual gestão está fazendo para tornar Pernambuco uma referência em governo digital. “Nessa perspectiva, vamos avançar ainda mais nas oportunidades mapeadas, buscando simplificar a vida da população e otimizar tempo e recursos do governo”, avaliou.
Ainda de acordo com Miguel, Pernambuco já conta com um Plano de Ação de Governo Digital, aprovado recentemente pela governadora Raquel Lyra, que será executado pela SETD e pela ATI. “É apenas o começo. Criamos as bases de conexões, estratégias, normativas e estruturação básica. Agora vamos rodar as contratações para melhorar o que temos e criar novos caminhos”, complementou.
O presidente da ATI, Allan Araújo, reforça a importância da colaboração entre diversos órgãos estaduais para chegar ao resultado. “Essa é uma conquista significativa para o nosso estado, resultado de um trabalho articulado entre órgãos. A ATI continuará atuando de forma estratégica para fornecer todos os recursos necessários e viabilizar a transformação digital de serviços públicos destinados à população pernambucana”, ressaltou.