Ação do Governo de Pernambuco promove oportunidades de emprego para público 50+
A participação em todo o cronograma se dará por livre demanda, conforme a disponibilidade de vagas, sem a necessidade de agendamento.
Postado em 02/09/2024 2024 15:06 , Economia. Atualizado em 02/09/2024 15:06
Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) está realizando a iniciativa “Sou +50”. O evento, que inclui atividades voltadas para o planejamento de carreira e qualificação profissional desse público, acontecerá da segunda-feira (2) até sexta-feira (6) na Casa do Trabalhador, localizada na Rua da Aurora, 425, Boa Vista, no centro do Recife. A programação foi cuidadosamente elaborada para atender tanto trabalhadores em busca de emprego quanto aqueles interessados em iniciar um negócio próprio. Segundo a secretária Amanda Aires, a inclusão dessa faixa etária no mercado de trabalho e no empreendedorismo é essencial para uma sociedade equilibrada e uma economia sólida. Dessa forma, a ação foi planejada para ajudar os participantes a identificar suas áreas de interesse e fornecer conhecimentos básicos para o início dessa nova jornada.
ATIVIDADES – A ação “Sou +50” vai desenvolver as mesmas atividades diariamente, durante toda a semana, com o objetivo de atender o maior número possível de pessoas. Das 8h às 14h, será oferecido o serviço Plano de Carreira 50+, com até 12 atendimentos individualizados por dia. Durante a consultoria, serão analisadas as habilidades, os interesses e as tendências profissionais dos participantes, identificando se o perfil em questão é mais compatível com o mundo do emprego ou do empreendedorismo. A sessão também vai prestar aconselhamento sobre os próximos passos importantes dentro do direcionamento escolhido.
Paralelamente, serão ministradas oficinas para auxiliar o público na faixa etária sobre o uso de celular, internet e ferramentas digitais, colaborando para que as tecnologias favoreçam a recolocação profissional dos participantes. Para esta atividade, serão organizadas seis turmas por dia, com até oito vagas cada, no horário das 10h às 16h. No período da tarde, também diariamente, serão realizadas as oficinas preparatórias para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, orientando, respectivamente, sobre como evidenciar pontos fortes em processos seletivos e a respeito de planejamento estratégico de negócios com execução eficiente após os 50 anos.
PROGRAMAÇÃO – A participação em todo o cronograma se dará por livre demanda, conforme a disponibilidade de vagas, sem a necessidade de agendamento.
Foto: Gabriel Santana/Sedepe