
Exposição “Cuba Contemporânea” chega ao Sesc Petrolina na próxima sexta-feira (18)
Na sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, o Sesc Petrolina abre as portas para a exposição “Cuba Contemporânea”, da multiartista pernambucana Mery Lemos. A mostra reúne fotografias que capturam o olhar singular da artista sobre as expressões culturais do Festival del Caribe, realizado em Cuba, revelando as semelhanças com a cultura popular de Pernambuco.
Postado em 09/10/2024 2024 08:42 , Cultura. Atualizado em 09/10/2024 08:54
A fotógrafa começou a se aproximar da cultura cubana em meados dos anos 2000, quando recepcionou artistas cubanos que vieram participar de eventos culturais em Pernambuco. Em 2010, ela viajou pela primeira vez a Cuba, acompanhando artistas pernambucanos, e se apaixonou pelo país. “Eu tentava explicar para as pessoas toda a riqueza cultural que eu havia visto lá, mas, era simplesmente impossível descrever em palavras”, conta Mery.
Em 2018, com incentivo do edital Funcultura, Mery Lemos voltou a Cuba em um intercâmbio para conhecer de perto a cultura e os processos produtivos do Festival del Caribe. Permaneceu durante um mês na cidade de Santiago de Cuba, pesquisando e registrando suas impressões e aprendizados em um blog, e voltou ao Brasil com um vasto acervo fotográfico, do qual hoje se compõe a exposição “Cuba Contemporânea”.
A exposição “Cuba Contemporânea” fez temporada de estreia na Arte Plural Galeria, no Recife, entre agosto e setembro, e agora aporta ao Sesc Petrolina, permanecendo em cartaz até 17 de novembro, com visitação gratuita para o público. A exposição é uma realização da Anilina Produções, com incentivo do Funcultura através da Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado e Governo de Pernambuco.
Mery Lemos é uma fotógrafa, cineasta e produtora cultural de Carpina, Pernambuco, com quase 20 anos de experiência na realização cultural. Sua atuação abrange Música, Literatura, Audiovisual e Artes Visuais. Através de suas lentes, Mery captura vivências e histórias do Recife e da Zona da Mata Norte, oferecendo um olhar único sobre o mundo.
Foto- Andre Sidarta
Ela já produziu fotografias para capas de álbuns, como “Espaço Tempo” de Juliano Holanda, e para livros, incluindo “Das Tripas Coração” de Ezter Liu, vencedor do Prêmio Pernambuco de Literatura. Mery também é cineasta, com três curtas-metragens lançados e um quarto, “Red Roses”, prestes a ser lançado.
SERVIÇO:
Exposição Cuba Contemporânea em Petrolina
Abertura: sexta-feira, 18 de outubro, às 19h
Período de visitação: 18/10 a 17/11, de quarta a sexta-feira, das 8h às 19h; sábados, das 16h às 20h; e domingos, das 12h às 16h.
Sesc Petrolina (Rua Pacífico da Luz, 618 – Centro, Petrolina – PE)
Entrada gratuita