Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 03 de dezembro de 2024

Saúde

Cuidados com a pele devem ser redobrados durante o calor intenso em Petrolina, alertam especialistas

Diante desses riscos, a recomendação dos profissionais de saúde é clara: o uso diário de protetor solar e a adoção de medidas de proteção são indispensáveis para prevenir os danos causados pelo sol.

Postado em 16/10/2024 2024 10:05 , Saúde. Atualizado em 16/10/2024 10:05

PMP

Com a chegada dos meses mais quentes, entre outubro e dezembro, a Prefeitura de Petrolina intensifica as orientações sobre os cuidados com a pele e a saúde em geral. O sertão pernambucano é conhecido por registrar temperaturas elevadas nesse período, o que aumenta a necessidade de adoção de medidas preventivas contra os efeitos nocivos da exposição solar.

A Secretaria de Saúde do município ressalta que é essencial manter a hidratação, usar roupas leves, aplicar protetor solar de forma regular e optar por uma alimentação leve e saudável. Além disso, especialistas recomendam evitar a exposição direta ao sol entre 9h e 15h, quando a radiação ultravioleta é mais intensa.

A dermatologista Rosa Maria Nunes destaca os riscos da exposição solar sem proteção. Segundo ela, as consequências podem surgir em diferentes prazos. “A curto prazo, as pessoas estão sujeitas a queimaduras solares. A médio e longo prazo, os riscos aumentam, incluindo o fotoenvelhecimento, com o aparecimento de manchas e rugas, além do agravamento de problemas como rosácea e melasma. O mais preocupante, porém, é o crescimento da probabilidade de desenvolver câncer de pele, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma, que são tipos graves da doença”, explicou.

Diante desses riscos, a recomendação dos profissionais de saúde é clara: o uso diário de protetor solar e a adoção de medidas de proteção são indispensáveis para prevenir os danos causados pelo sol.

A dermatologista ainda dá dicas de cuidado com a saúde. “As principais dicas que eu posso passar é o uso do protetor solar e sua reaplicação a cada 3h; uso de vestimentas com proteção UV; ingerir bastante líquido e evitar atividades físicas nos períodos de maior estiagem. Essas dicas são essenciais para manter o corpo hidratado e sem danos à saúde
_______
Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde