Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 09 de novembro de 2024

Economia

Raquel Lyra assina convênio em Portugal para impulsionar Pernambuco como destino turístico e cultural

Documento prevê a realização de atividades em diferentes áreas apoiando acadêmicos e profissionais que realizam migração

Postado em 30/10/2024 2024 15:51 , Economia. Atualizado em 30/10/2024 15:51

Em uma iniciativa que reforça os laços entre Pernambuco e Portugal, a governadora Raquel Lyra assinou nesta quarta-feira (30), no Porto, um convênio de cooperação com o Instituto Pernambuco Porto (IPP). O acordo, que prevê investimentos de R$ 1,2 milhão via Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), tem o objetivo de promover o Estado brasileiro como destino turístico, cultural e polo de economia criativa. A parceria apoiará acadêmicos e profissionais de diferentes áreas em suas jornadas de migração, além de fomentar ações que ampliem a visibilidade de Pernambuco no cenário internacional. Fundado em 1996, o IPP atua como uma associação que fortalece os intercâmbios científicos, culturais e empresariais entre Brasil e Portugal.

“Portugal é um importante parceiro do Brasil e de Pernambuco. Não só no setor comercial, mas também no intercâmbio acadêmico e cultural. E o Instituto Pernambuco Porto desempenha um importante papel nesta missão de aproximar estudantes, empresários, a comunidade brasileira que vive aqui e de promover nossa cultura e trabalhar relações econômicas. Hoje firmamos um convênio de R$ 1,2 milhões, via Adepe, para fomentar as atividades realizadas pela instituição e divulgar nosso Estado como atrativo para estudar, visitar e investir. Essa é uma parceria que firmamos com Portugal, que é um país onde buscamos inspiração nas boas práticas para que nosso Estado possa continuar crescendo”, ressaltou Raquel Lyra.

O convênio atende a quatro eixos: educação, com o investimento em patrimônio, literatura e música; cultura, envolvendo exposições, e promovendo as festividades tradicionais, como Carnaval e São João, por exemplo; economia criativa, com moda, artesanato, produtos locais e negócios; e o turismo, ampliando as atividades entre Pernambuco e Portugal.

SECOM PE

O presidente do IPP, Zeferino Ferreira da Costa, destacou que esta parceria engrandece o Instituto. “Esse ato eleva nosso Instituto. Agradeço ao Governo de Pernambuco e à governadora por entender a importância deste convênio e nos dar essa honra de estar aqui”, disse.

Por meio do IPP, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE) mantêm vínculo acadêmico com a Universidade do Porto (UP), criando meios para que os estudantes pernambucanos que vão estudar na cidade de Porto, sobretudo da rede pública, tenham acesso a alojamento, áreas de trabalhos, bolsas de estudos e títulos acadêmicos.

Os profissionais independentes que pretendem ampliar seus novos negócios de economia criativa, como design e tecnologia digital, também podem contar com a infraestrutura tecnológica do Instituto para desenvolver projetos em Portugal e no Brasil.