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Pernambuco, 11 de dezembro de 2024

Economia

Black Friday 2024: Expectativa de Crescimento e Contratações Movimenta Comércio em Pernambuco

A Fecomércio-PE realizou uma pesquisa para entender a intenção de compra dos consumidores pernambucanos para o fim de ano de 2024, incluindo o período da Black Friday até o Natal e Réveillon. A pesquisa também avaliou as expectativas dos estabelecimentos de comércio varejista sobre o desempenho das vendas nessa época. O objetivo é fornecer dados úteis às empresas do setor sobre o perfil de consumo e as previsões de vendas para essas ocasiões.

Postado em 01/12/2024 2024 05:54 , Economia, Tecnologia. Atualizado em 01/12/2024 16:40

 

Com um crescimento projetado de 15,4% nas vendas, a Black Friday de 2024 anima o comércio pernambucano, fortalecendo-se como uma das datas mais importantes para o setor. Em pesquisa de opinião realizada pela Fecomércio-PE em parceria com o Sebrae, empresários do comércio e serviços de Pernambuco demonstram otimismo e se preparam para um dos períodos de maior movimento do ano.

De acordo com o levantamento, 25,8% dos empresários do varejo planejam contratar temporários para atender à alta demanda. No setor de alimentação, a expectativa também é positiva, com 13% das empresas prevendo novas contratações para o período.

As projeções refletem o impacto da Black Friday na economia pernambucana, não só no crescimento das vendas, mas também na geração de empregos temporários, confirmando a importância da data como um marco de fortalecimento do comércio e da geração de oportunidades para o mercado local.

Fonte: Pesquisa direta Fecomércio-PE

Os fatores que motivam essas expectativas positivas incluem o bom desempenho das estratégias de vendas, a recuperação da confiança do consumidor e um mercado de trabalho em recuperação.

Para potencializar as vendas durante a Black Friday, os empresários apostam em ações como a ampliação dos horários de funcionamento, facilitação nas formas de pagamento, treinamentos e qualificação da equipe, além de promoções que atraiam o consumidor para aproveitar os descontos.

Do lado dos consumidores, 37,4% indicaram que pretendem realizar compras nesta Black Friday, principalmente motivados pela possibilidade de preços mais baixos (62,4%), pela antecipação de compras para o Natal e Réveillon (31,8%) e pela oportunidade de adquirir produtos desejados há tempos (30,4%). Os locais preferidos para essas compras são o comércio tradicional (43,1%), shoppings (42%) e e-commerce (37,6%).

As formas de pagamento também revelam a preferência dos consumidores: 58,7% planejam realizar compras a prazo (por cartão de crédito, crediário ou boleto parcelado), enquanto 24,1% optam por pagamento à vista (por meio de dinheiro, pix, cartão de débito ou boleto à vista), e 17,2% pretendem combinar diferentes formas de pagamento (a prazo e à vista). Entre os itens mais procurados estão roupas e acessórios (43%), calçados (28,3%) e eletrodomésticos (fogões, geladeiras, cafeterias etc) (20,2%), mostrando a intenção de consumo em itens variados.

Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE, destacou que a Black Friday de 2024 será bastante positiva para os empresários. “A intenção de compra e a expectativa de alta nas vendas mostram que o comércio está preparado para aproveitar essa oportunidade, com estratégias que respondem às necessidades dos consumidores e fortalecem a economia local”, destacou. 

“A diversidade de locais e formas de pagamento reflete um consumidor que busca flexibilidade e conveniência. Com a recuperação gradual da renda e as estratégias de promoção adequadas, a Black Friday de 2024 tem potencial para ser um bom momento de vendas do ano para o comércio pernambucano”, afirmou o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima.

Sobre a pesquisa: 

A Fecomércio-PE realizou pesquisa para sondar a intenção dos consumidores pernambucanos quanto à participação e as compras referentes ao Fim de Ano, em 2024, bem como sobre a expectativa dos estabelecimentos do comércio varejista com relação ao desempenho das vendas durante o período compreendido entre a realização do Black Friday e as vendas que antecedem o Natal e Réveillon. O objetivo da pesquisa é prover informações relevantes às empresas do comércio varejista do estado a respeito do perfil de consumo e da expectativa de vendas referentes a estes eventos.

A “Sondagem de Opinião do Fim de Ano 2024” foi realizada entre os dias 23 e 31 de outubro, com base em um plano amostral de 1.000 consumidores – com cotas entre homens e mulheres, de 18 anos ou mais e renda mensal familiar a partir de 1 salário-mínimo – e de 500 estabelecimentos do varejo e dos serviços de alimentação, nos principais pontos de fluxo do comércio da RMR, Agreste e Sertão.