Cidades
Petrolina é a primeira cidade do Sertão a receber o programa “Juntos Pela Cidadania” em 2025
Durante os cinco dias, serão realizadas ações de emissão de RGs, certidões civis (nascimento, casamento e óbito) e outros atendimentos que visam facilitar o acesso à cidadania.
Postado em 06/01/2025 2025 09:54 , Cidades. Atualizado em 06/01/2025 09:54
Divulgação
Petrolina será o ponto de partida do programa Juntos Pela Cidadania em 2025, marcando a terceira edição da iniciativa voltada para promover acesso à documentação básica e outros serviços essenciais. O evento acontecerá de 14 a 18 de janeiro, em sinergia com a execução do programa Chapéu de Palha, reconhecido por atuar no apoio às populações em situação de vulnerabilidade no período de entressafra da colheita da cana-de-açúcar e outras culturas.
Durante os cinco dias, serão realizadas ações de emissão de RGs, certidões civis (nascimento, casamento e óbito) e outros atendimentos que visam facilitar o acesso à cidadania.
Para alcançar uma ampla cobertura, os atendimentos serão conduzidos por duas frentes de trabalho:
- Equipe fixa: estará instalada na Escola de Referência em Ensino Fundamental Moysés Barbosa, no bairro de Areia Branca.
- Equipe itinerante: atenderá a população em seis territórios diferentes de Petrolina, priorizando os locais onde o programa Chapéu de Palha também estará ativo.
“Juntos Pela Cidadania” tem como objetivo central democratizar o acesso aos serviços básicos, possibilitando que a população tenha maior autonomia na regularização de documentos, o que é essencial para acessar políticas públicas. A escolha de Petrolina, um importante centro do Sertão pernambucano, ressalta o compromisso de expandir iniciativas cidadãs para todas as regiões do estado.
Essas ações não só fortalecem a garantia de direitos, como também criam oportunidades para que os moradores locais possam iniciar o ano com mais possibilidades em mãos.
Com ajuda da IA.