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Pernambuco, 15 de fevereiro de 2025

Colunistas

MEC publica guias para uso responsável de celulares na escola

Os guias estão disponíveis na plataforma MEC RED, um repositório de recursos educacionais digitais.

Postado em 04/02/2025 2025 12:00 , Colunistas, Educação. Atualizado em 04/02/2025 12:29

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta sexta-feira (31), dois guias que orientam sobre o uso consciente de celulares no ambiente escolar. Um dos documentos é voltado diretamente para as escolas de todo o país, enquanto o outro foi elaborado para as redes de ensino.Atualize a conexão com Facebook

As publicações incentivam o diálogo entre profissionais da educação e a implementação de estratégias que integrem celulares e tablets ao processo de aprendizagem. Além disso, os materiais trazem diretrizes práticas sobre os desafios, oportunidades e boas práticas para o uso responsável da tecnologia na escola, sempre com foco pedagógico.

Os guias foram disponibilizados após a sanção da Lei nº 15.100/2025, que regulamenta o uso de dispositivos eletrônicos pessoais – como celulares, smartphones e tablets – durante as aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A norma proíbe o uso indiscriminado dos aparelhos, mas permite seu emprego com finalidade pedagógica.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou os impactos negativos do uso excessivo desses dispositivos na aprendizagem e no bem-estar dos estudantes. “Não queremos proibir, mas sim proteger nossas crianças e garantir que a escola seja um ambiente de aprendizado e interação saudável”, afirmou Santana durante um webinário transmitido pelo canal do MEC no YouTube.

Onde acessar os materiais?

Os guias estão disponíveis na plataforma MEC RED, um repositório de recursos educacionais digitais.

📌 O primeiro, intitulado “Conscientização para o uso de celulares na escola: por que precisamos falar sobre isso?”, é voltado para as escolas e pode ser baixado neste link. O documento apresenta estudos que apontam os impactos negativos do uso excessivo de celulares, como a redução da interação social entre alunos e a exposição a conteúdos inadequados.

📌 O segundo guia, direcionado às redes de ensino, está disponível neste link. Ele traz exemplos de escolas públicas e privadas, no Brasil e no exterior, que restringiram o uso de celulares e apresentam alternativas pedagógicas para sua aplicação em sala de aula.

Os materiais reforçam que, quando utilizados de forma planejada e intencional, os dispositivos móveis podem ser ferramentas valiosas para ampliar o acesso à educação e enriquecer as práticas pedagógicas. O MEC enfatiza que a educação digital e midiática deve ser promovida de maneira crítica, ética e cidadã, garantindo que o uso da tecnologia contribua para o desenvolvimento integral dos estudantes.