Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 10 de março de 2025

Economia

Banco do Nordeste lança linha de crédito para fortalecer cooperativas

Um dos diferenciais do FNE Coopera é a possibilidade de financiamento das cotas-parte para integralização no capital social da cooperativa.

Postado em 03/03/2025 2025 10:10 , Economia. Atualizado em 05/03/2025 10:41

O Banco do Nordeste (BNB) lançou o FNE Coopera, uma linha de crédito voltada exclusivamente para cooperativas produtivas de trabalhadores. Os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) podem ser utilizados na aquisição de equipamentos, melhoria da infraestrutura, capacitação de cooperados e capital de giro. Os prazos de financiamento chegam a 20 anos, com até quatro anos de carência, dependendo da finalidade do crédito.

Além do FNE Coopera, disponível desde janeiro, as cooperativas da agricultura familiar também podem acessar as linhas de financiamento Pronaf Agroindústria e Pronaf Industrialização.

O superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do BNB, Luiz Sérgio Farias Machado, destaca que a nova linha busca oferecer condições diferenciadas para um segmento baseado no associativismo e na colaboração. “Queremos reafirmar o compromisso do Banco com o desenvolvimento econômico. As cooperativas desempenham um papel fundamental ao fortalecer a produção, agregar valor aos produtos, facilitar a comercialização e reduzir custos para os trabalhadores, beneficiando toda a comunidade”, afirma.

Um dos diferenciais do FNE Coopera é a possibilidade de financiamento das cotas-parte para integralização no capital social da cooperativa. O crédito está disponível para cooperativas que atuam nos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal, desde que devidamente registradas conforme a legislação vigente.

“É importante destacar que o FNE Coopera é uma linha exclusiva para cooperativas. Já os financiamentos individuais dos cooperados continuam sendo oferecidos, principalmente por meio do programa Agroamigo”, ressalta Luiz Sérgio.

Mais informações sobre a linha de crédito estão disponíveis no portal do Banco do Nordeste.