Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 30 de abril de 2025

Saúde

Calor Noturno: como as altas temperaturas afetam o sono e a saúde

O que fazer para dormir melhor em noites mais quentes?

Postado em 28/03/2025 2025 14:21 , Saúde. Atualizado em 02/04/2025 21:45

O calor excessivo durante a noite pode prejudicar a qualidade do sono, afetando não apenas o descanso, mas também o bem-estar físico e mental. Esse desconforto pode ser responsável por aumentar a irritabilidade e agravar quadros de transtornos como Insônia e Apneia Obstrutiva do Sono, entre outros problemas de saúde.

É indiscutível que uma boa noite de sono é essencial para o equilíbrio do corpo e da mente. Esse descanso reparador é o momento em que o organismo consegue repor energias e regular processos metabólicos vitais. No entanto, com o aumento das temperaturas, muitas pessoas acordam com a sensação de cansaço e corpo dolorido, como se não tivessem descansado adequadamente. Mas por que isso acontece? Neste texto, explicamos os impactos negativos do calor intenso sobre o sono e como ele compromete a recuperação do corpo.

O Dr. José Péricles, Médico do Sono, psiquiatra e professor do Instituto de Educação Médica (IDOMED), explica que as temperaturas elevadas estão diretamente ligadas a uma redução na qualidade e na quantidade do sono. “O calor excessivo reduz a duração do sono profundo (N3), que ocorre principalmente na primeira metade da noite, e do sono REM, a última fase do ciclo do sono. Essas etapas são essenciais para a recuperação física e mental. Quando o ambiente quente eleva a temperatura corporal, isso dificulta a redução natural da temperatura central do corpo — um processo fundamental para iniciar e manter um sono de qualidade”, destaca.

A sensação térmica acima de 30°C tem relação direta com maior irritabilidade, pioras de quadros de Transtorno de Insônia, Apneia Obstrutiva do sono, entre outros problemas de saúde. O especialista explica que isso acontece porque o calor excessivo pode levar a mais despertares e também à piora dos índices de saturação de oxigênio durante o sono, agravando Transtornos de Insônia e da Apneia Obstrutiva do Sono.

O que fazer para dormir melhor em noites mais quentes?

Ventiladores e ares-condicionados são uma ótima alternativa. Segundo o médico especialista, o ideal é que a temperatura fique entre 20°C e 25°C. O Dr. José orienta a resfriar o corpo antes de dormir para intensificar o conforto térmico. “Para melhorar o conforto térmico antes de dormir, é recomendável resfriar algumas áreas do corpo, como as costas e a cabeça, através de banhos, duchas de água ou compressas úmidas. Além disso, aumentar a circulação de ar no ambiente, abrindo portas e janelas, pode ajudar a reduzir a sensação de calor e favorecer um sono mais reparador”.