


Último Trimestre do Ano aquece Mercado de Crédito e Impulsiona Pequenas e Médias Empresas no Brasil
Com a chegada da Black Friday e do Natal, negócios de pequeno e médio porte intensificam a busca por crédito para reforçar estoques e encerrar o ano com crescimento.
Postado em 31/10/2025 15:23

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O último trimestre do ano se consolida como um dos períodos mais movimentados para o mercado de crédito corporativo no Brasil. Com o aumento das vendas em datas estratégicas, como Black Friday e Natal, pequenas e médias empresas aceleram a procura por financiamentos para manter a liquidez, expandir operações e equilibrar o fluxo de caixa até o fechamento do ano fiscal.
Já é tradição no mercado brasileiro: os meses de outubro a dezembro marcam uma corrida por crédito entre empresas que desejam aproveitar o pico de consumo do fim de ano.
De acordo com estudos recentes do setor financeiro, a demanda por linhas de crédito corporativo cresce significativamente neste período, com destaque para pequenas e médias empresas, que utilizam o capital para reabastecer estoques, investir em marketing e garantir a entrega de produtos e serviços.
Esse movimento é visto como uma janela importante de movimentação econômica, estimulando a oferta de produtos financeiros voltados a esse público — desde capital de giro até antecipação de recebíveis e crédito digital simplificado.
Estudos mostram que este momento é uma janela importante de movimentação financeira no país, em que as empresas têm recorrido cada vez mais a financiamentos para aproveitar datas estratégicas, como Black Friday e Natal — períodos decisivos para fechar o ano com resultados positivos.
De acordo com números da M3 Lending, a procura por financiamentos por parte de pequenas e médias empresas cresceu 30% no quarto trimestre de 2024 em relação à média dos períodos anteriores, em um ritmo que tende a se manter ao longo de 2025.
Para atender à essa alta demanda por recursos, fintechs vêm conquistando espaço, oferecendo alternativas mais ágeis e desburocratizadas às empresas que precisam de respostas rápidas quando se fala em crédito, além de taxas de juros mais competitivas em comparação a muitos bancos.
Os números do mercado comprovam. A pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2025, realizada pela PwC Brasil e pela Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), mostra um aumento de 68% no volume de crédito no Brasil em 2025. As empresas que fazem parte da Associação alcançaram R$ 35,5 bilhões, consideravelmente superior ao ano anterior, que foi de R$ 21,1 bilhões. Além disso, o número de clientes pessoa jurídica atendidos pelas fintechs cresceu 67%, com destaque para micro e pequenas empresas, que representam 71,7% da base de clientes PJ. Foi observado também um avanço na presença entre empresas de maior porte, com cerca de 800 clientes com faturamento superior a R$ 300 milhões.
Para se ter uma ideia desse movimento, somente a M3 Lending, que atua com crédito para pequenas e médias empresas, liberou mais de R$ 20 milhões em 2024, com destaque para operações de capital de giro. A projeção é disponibilizar R$ 31 milhões em crédito até o final deste ano, sendo R$ 10 milhões apenas no último trimestre.”
O CEO enfatiza o aspecto sazonal e estratégico do período: “Outubro é um dos meses mais decisivos para empresas de médio porte que buscam capital de giro. Elas estão se preparando para a alta do consumo no fim do ano e precisam de capital para estocar e manter o caixa saudável. Nosso papel é oferecer crédito descomplicado, em um processo rápido e objetivo, para que elas possam focar na operação e no crescimento”, afirma Gabriel Sousa César, CEO da M3 Lending.