Home / Tecnologia / Pernambuco se firma como polo nacional de GovTechs e referência em soluções para o setor público

Pernambuco se firma como polo nacional de GovTechs e referência em soluções para o setor público

Pernambuco tem 276 GovTechs, o equivalente a 7,5% do total nacional, e Recife se destaca entre as capitais que concentram startups voltadas ao setor público

O Observatório Sebrae Startups mapeou as GovTechs, empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor público. O levantamento identificou 3.664 empresas no Brasil que se declararam no modelo B2G (business-to-government). Pernambuco aparece em segundo lugar entre os estados, com 7,5% do total e 276 CNPJs. Na liderança está São Paulo, com 18,7% do número nacional, ou 685 CNPJs.

Recife entre as capitais que mais concentram GovTechs

No recorte por cidades, Recife ocupa a segunda posição, atrás apenas de São Paulo. O ranking das cinco primeiras cidades é completado por Florianópolis (119), Rio de Janeiro (102) e Brasília (100). No top 10 aparecem ainda Fortaleza e Teresina, com 96 CNPJs cada, Belo Horizonte (84), Porto Alegre (79) e Natal (75).

Segundo a especialista em Inovação do Sebrae/PE, Conceição Moraes, a liderança é resultado do trabalho do ecossistema de inovação pernambucano. Ela destaca a presença de especialistas nas universidades e de pessoas que buscam desenvolver soluções de impacto para a sociedade.

Compras públicas de inovação mantêm talentos no estado

Para Conceição Moraes, o movimento é estratégico para o estado como um todo. Quando as prefeituras passam a comprar soluções inovadoras, deixam de buscar alternativas fora de Pernambuco. Nas palavras dela: “Com soluções próximas delas e do seu entorno, há retenção de talento, geração de emprego e renda, tornando-se um ciclo virtuoso”.

Software lidera e modelo por assinatura predomina

No cenário nacional, as plataformas digitais são a principal solução, adotadas por 49,1% das GovTechs. Em seguida vêm os serviços, com 31,9%, seguidos de produtos físicos (10,2%), conteúdo (3,47%), hardware (3,3%) e outras categorias (2,3%).

O modelo de assinatura recorrente (SaaS) é o mais adotado, por 46,7% das empresas. As vendas diretas representam 22,1%, o licenciamento 9,2% e os modelos transacionais 7,7%. Outros formatos somam 14,7%.

Estruturas societárias enxutas

A maior parte das GovTechs tem estrutura pequena: 49,7% contam com dois a três sócios. Os fundadores solos representam 28,1% do ecossistema, enquanto 14,5% têm de quatro a seis sócios. Apenas 1,6% operam com mais de seis sócios.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *