


Varejo está otimista e se prepara para as vendas de Páscoa
Um dos produtos mais consumidos à época é o ovo de páscoa que, segundo estimativa, deve sofrer aumento
Postado em 08/04/2022 15:00

Foto: Proteste
A expectativa das vendas no comércio varejista neste período de Páscoa, após dois anos sem que a tradição dos encontros familiares e com amigos pudessem acontecer de forma segura, traz um alento aos comerciantes este ano.
Esse é o sentimento de alguns presidentes de CDls pelo Sertão e também em nível nacional. Em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, o presidente do CDL, Maurício Melo, avalia que, mesmo no momento difícil que a economia ainda vivencia, com aumento de insumos, da alta da inflação e de um menor poder aquisitivo por parte dos consumidores o período deve ser melhor que o ano anterior.
“Um dos produtos mais consumidos, o ovo de Páscoa deve sofrer aumento. Mas, esperamos um ano melhor do que o ano passado uma vez que, com o controle atual da pandemia, o comércio está voltando às suas atividades normais, com isso esperamos um aumento nas vendas em torno de 20%”, disse Melo.
Segundo expectativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), devem ser injetados no varejo cerca de R$ 2 bilhões. Já para a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), as vendas do período pascalino este ano deverão superar em 15% as do ano passado.
“Temos expectativa de que as vendas deste período de Páscoa sejam 10% a mais do que em 2021. Estamos investindo nos produtos que geralmente têm mais saída, como chocolates, ovos de Páscoa, peixes, vinhos e todos os complementos que fazem parte da ceia pascalina”, enfatiza a administradora do supermercado Regente, em Petrolina, Érica Street Coelho.
A administradora reforça ainda que produtos regionais costumam ser bem procurados nesta época “Os vinhos produzidos na região, bem como chocolates artesanais têm uma boa saída. Além da qualidade, eles possuem preços acessíveis e podemos, desta forma, incentivar os fabricantes da região “, pontua.
De olho nas estratégias
Se por um lado a alta nos preços e serviços poderiam desanimar os lojistas, estratégias estão sendo colocadas desde o mês de março. A empresária Virlania Nobre, da Casas Nobre, está confiante. “Já preparamos nosso estoque e estamos confiantes de que teremos boas vendas. Pretendemos usar as redes sociais para divulgar os produtos e dar dicas de decoração. Tem funcionado bem essa estratégia”.
Serviços personalizados
O empreendedor pode disponibilizar de combos especiais para os clientes, descontos atrativos, serviços personalizados, delivery, vendas por whatsapp, planejar campanhas de divulgação. Essas e outras ações poderão fazer a diferença na hora de conquistar o consumidor.
“Temos acompanhado a luta diária do varejo para recuperar o fôlego após esses anos de pandemia, período de altos e baixos em nossa economia. Sabemos que não está fácil para ninguém, porém, o brasileiro tem um espírito alegre e otimista, e gosta de celebrar essas datas sazonais. Então, a gente torce para que os empresários que dispõem de produtos e serviços linkados com essa época de Páscoa, possam agregar inovações e adaptações em seus portfólios e, consequentemente, conquistem novos clientes, movimentando com isso, a economia regional “, destaca o presidente do SINDILOJAS Petrolina, Joaquim de Castro.