Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 18 de junho de 2026

Saúde

Trabalho de combate ao Aedes aegypti é intensificado em cidades sertanejas

A Secretaria de Saúde orienta que os moradores façam uma vistoria nos quintais de suas casas para eliminar qualquer recipiente que possa se tornar um criadouro para o mosquito

Postado em 16/05/2022 15:00

Jornalista ,

As medidas são simples e podem salvar vidas Fotos: Pedro Ângelo

O momento é de alerta nas cidades do Sertão onde o índice de contaminação através do Aedes Aegypti tem aumentado bastante.

Em Serra Talhada a gestão está acompanhando de perto os índices de arboviroses do município, mas para que o mosquito não cause mais problemas, o pedido é feito diretamente para a população, que é o melhor parceiro para impedir os criadouros do mosquito.

Em Serra Talhada foram notificados 30 casos de dengue, 02 de Zica e 7 de Chikungunya, Em Petrolina foram registrados 13 casos de dengue e 37 de Chikungunya.

Vale do São Francisco

O polo Petrolina e Juazeiro, no Vale do São Francisco alertam a população sobre os cuidados em manter os ambientes livres de focos de dengue, geralmente encontrados dentro das residências da população.

A Secretaria de Saúde das duas cidades orienta que os moradores façam uma vistoria nos quintais de suas casas para eliminar qualquer recipiente que possa se tornar um criadouro para o mosquito.

As medidas segundo a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro são simples e podem salvar vidas: manter recipientes fechados com tampas; as garrafas devem ser armazenadas com a boca para baixo; pneus e caixas d’água devem ser mantidos sempre cobertos; evitar o acúmulo de lixo; e trocar a água dos vasos de planta. Além disso, também é necessário ter atenção aos ralos domésticos, ambientes com água limpa e propícias para reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

“Vivemos em um cenário ideal para a proliferação do mosquito. Se cada pessoa tirar 10 minutinhos do seu dia para fazer essa vistoria, o mosquito não tem chance de proliferar. O papel mais importante nesse processo é o da população” destaca, Marlene Leandro.

Dengue Zap

Em Juazeiro um meio encontrado para dividir a responsabilidade com a população foi criar um contato direto via WhatApp, onde a comunidade denuncia possíveis focos, o ‘Dengue Zap’ (74) 9 8827-9832.

“O Dengue Zap é um contato direto para receber informações sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti na cidade. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e recebe apenas mensagens”, explicou o supervisor do Núcleo de Endemias de Juazeiro, Diego Alves da Silva.