Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 17 de fevereiro de 2026

Cultura

Polo Multicultural fortalece economia criativa no Carnaval de Petrolina

Espaço tradicional da folia impulsiona turismo, comércio e geração de renda no Centro Histórico

Postado em 17/02/2026 06:24

A abertura do Carnaval no Polo Arlequim – Multicultural Matingueiros, em Petrolina, reafirmou não apenas a tradição cultural da cidade, mas também seu papel estratégico na economia local. Localizado na região histórica, o polo atraiu grande público na primeira noite de festa, movimentando bares, restaurantes, ambulantes e o setor de serviços.

Com programação voltada à diversidade de ritmos e expressões artísticas, o espaço fortalece a economia criativa, amplia oportunidades para artistas regionais e estimula a circulação de renda no Centro. O modelo descentralizado do Carnaval contribui para distribuir o fluxo de foliões, potencializando o impacto econômico e valorizando áreas históricas da cidade.

Além do aspecto cultural, o Polo Multicultural Matingueiros se consolida como ativo turístico relevante, reforçando a marca de Petrolina como destino estratégico no Sertão durante o período carnavalesco.

Voltado para um público eclético, o polo destacou a força da cena musical independente do Vale do São Francisco. Ao longo da noite, passaram pelo palco os DJs Vondec e Lupê, além das apresentações de Andranjos, Mariano Carvalho & Tico Seixas e o grupo Pôr do Samba, garantindo a animação dos foliões e a diversidade de ritmos que marcam a identidade do polo.

Entre os foliões presentes, a psicóloga Géssica Esteves, natural de Queimadas (BA). Ela mora em Petrolina há quatro anos e contou que já mantém uma tradição pessoal com o polo. “Todos os anos eu estou aqui no Matingueiros, porque é onde estão as atrações que eu mais gosto, principalmente o samba. Eu adoro curtir os artistas da terra e amo o Carnaval. Fiquei muito feliz de estar aqui mais uma vez, especialmente para acompanhar o Pôr do Samba”, destacou.

A programação continua neste domingo (15), a partir das 17h, com Baque Opará, DJs Panzarini e Landim, o “Tributo ao Mangue Beat”, com Cabelo de Serpente e convidados, o show “Vem Me Reggar”, em que Camila Yasmine canta sucessos de Edson Gomes, além da cantora Laís, com o espetáculo “Do Samba ao Reggae”.

 

Fotos: Deivid Menezes