Home / Negócios / 33ª Agrinordeste supera expectativas e fecha com recorde de público

33ª Agrinordeste supera expectativas e fecha com recorde de público

33ª Agrinordeste supera expectativas e fecha com recorde de público em PE

Feira do agro reuniu mais de 300 estandes em quatro dias no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, e consolidou negócios, capacitação e integração entre estados do Nordeste

A 33ª edição da Agrinordeste encerrou sua programação no último domingo (6), no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda, com balanço positivo de visitação e vendas. Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), a feira do agronegócio reuniu, ao longo de quatro dias, produtores rurais, empresas, cooperativas, instituições, técnicos, estudantes e público geral, somando mais de 300 estandes e programação diversificada.

Visitação surpreende a organização

O presidente da Faepe, Pio Guerra, destacou que o público superou as expectativas mesmo com a coincidência da data com um feriado prolongado. Segundo ele:

“Para nossa surpresa, a visitação foi acima do normal desde o começo da semana. Estávamos com todos os estandes preenchidos e todos realizaram suas vendas até o final da tarde. As chuvas não atrapalharam os shows nem tiraram a nossa clientela. Ficamos muito satisfeitos com tudo o que aconteceu, sem nenhum tipo de problema.”

Caravanas de outros estados fortalecem a integração regional

A presença de produtores e caravanas de diferentes estados do Nordeste foi outro ponto de destaque na avaliação de Pio Guerra, que reforçou o caráter integrador do evento:

“Vieram produtos de outros estados nordestinos, trazidos pelas caravanas. As pessoas puderam não só ter acesso a essa variedade, mas também comparar os produtos pernambucanos com os dos outros estados. Isso mostra que estamos juntos, unidos pelo cenário nacional e pelo desenvolvimento do Nordeste.”

A integração também contou com a participação do Sistema CNA/Senar, do Sebrae e do Ministério da Agricultura, que convidou cerca de 30 expositores de outros estados para participar da feira. As cooperativas também tiveram espaço de destaque, com presença de todos os tradicionais expositores.

Capacitação e programação técnica marcam os quatro dias

Além da movimentação comercial, a Agrinordeste manteve programação técnica voltada à capacitação e à troca de experiências. O 33º Seminário da Agrinordeste reuniu especialistas, produtores, técnicos e representantes de instituições para discutir o desenvolvimento do setor.

O Sistema Senar também teve participação intensa, com oficinas e atividades envolvendo cavalos, bovinos, cães e outros animais. A programação incluiu ainda a Feira de Produtos do Campo, o Festival Gastronômico Sabor do Campo, o Show de Churrasco, o Show de Lácteos, o Espaço Moda Agro, a Arena Agrinordeste (Doma Gentil de Equinos) e a Vila Pet.

Produtos regionais e moda agro em destaque

Entre os destaques da edição estão os produtos derivados de leite, incluindo queijos premiados internacionalmente, e o tradicional Show de Lácteos, que já soma 18 anos de realização. O Festival Gastronômico Sabor do Campo aproximou o público da produção rural, enquanto o Espaço Moda Agro valorizou o trabalho de artesãos e produtores pernambucanos.

“É uma moda feita por cada região, com artistas e artesãos pernambucanos que usam esse espaço como um dos momentos mais privilegiados para mostrar um volume significativo do que produzem. Muitos visitantes não imaginavam que pudéssemos ter tanta coisa”, destacou Pio Guerra.

Presença institucional reforça relevância do evento

A edição também contou com presença de autoridades, entre elas representantes do Ministério da Agricultura, o presidente do Banco do Nordeste e o secretário estadual de Agricultura. Para Pio Guerra, essas presenças reforçam o papel da feira como espaço de diálogo entre produtores, instituições públicas, empresas e entidades do setor.

Ao avaliar a edição, o presidente da Faepe classificou o resultado como positivo: “Encerramos mais uma Agrinordeste com a certeza de que cumprimos nosso papel de aproximar quem produz, quem empreende, quem pesquisa e quem consome. Foram quatro dias de muito conhecimento, capacitação, negócios e troca de experiências, com resultados positivos para os expositores e para todo o público que participou.”

A Agrinordeste conta com patrocínio da CNA, Senar Nacional, Senar Pernambuco, Banco do Nordeste, Sudene/Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca de Pernambuco e Bayer, além de apoio do Sebrae-PE, UFAPE e Sistema OCB/PE, entre outros parceiros.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *