2ª Parcela do décimo terceiro para aposentados e pensionistas será liberado em novembro
Na segunda parcela, o governo descontará o valor referente ao imposto de renda
Postado em 08/11/2018 2018 07:00 , Política. Atualizado em 07/11/2018 20:07
A 2ª Parcela do décimo terceiro 2018 para aposentados e pensionistas será liberado pelo Governo Federal a partir do dia 24 de novembro.
O pagamento da segunda parte do abono acontecerá junto com o benefício do mês vigente. A lei obriga que o dinheiro seja liberado para aposentados e pensionistas até 20 de dezembro.
É importante lembrar que, na segunda parcela, o governo descontará o valor referente ao imposto de renda. Para ser isento desse desconto, o aposentado ou segurado do INSS não pode receber mais de R$ 1.903,98 por mês.
Em 2017, o pagamento da segunda parcela da gratificação mobilizou a entrada de R$ 20,4 bilhões na economia brasileira, entre os meses de novembro e dezembro.
Quem tem direito?
O décimo terceiro, pago em duas parcelas, é um direito de quem recebeu aposentadoria, pensão por morte , auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente ou salário maternidade ao longo do ano.
No caso do salário-maternidade e do auxílio-doença, o valor do décimo terceiro é proporcional ao período de recebimento do benefício previdenciário.
O abono anual do INSS não é pago aos beneficiários de Renda Mensal Vitalícia (RMV) e nem de Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas).
Como consultar o pagamento?
Para verificar se o pagamento da segunda parcela foi feito, o aposentado ou segurado deve emitir o extrato mensal, disponível no terminal de autoatendimento do banco responsável ou pela internet, na página da Previdência Social. É importante ficar atento à folha de novembro ou dezembro, pois o valor será creditado nesses meses.
Fonte. Inss