Fundação Altino Ventura deve encerrar atividades no interior do estado
Mesmo com o fechamento da unidade da Fundação Altino Ventura nos municípios, a assistência está garantida
Postado em 20/11/2018 2018 15:28 , Saúde. Atualizado em 20/11/2018 15:28
A fundação Altino Ventura (FAV), anuncia o fechamento de filiais em 13 municípios do Sertão do Moxotó e Agreste pernambucano por falta de repasse de recursos pela Secretaria de Saude do Estado (SES-PE),
cujo débito perfaz hoje , o total de R$ 18,5 milhões. A Fav é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que atua como como rede complementar ao Sistema único de Saúde (SUS) do estado de Pernambuco e depende do repasse de verbas do governo. Segundo afirma a FAV, várias tentativas de negociação foram feitas, sem nenhum sucesso, mesmo com a interferência do Ministério Público do Estado (MPPE).
Tendo o fato, sendo comunicado também ao Ministério da Saúde, nada ficou definido. Diante dos fatos, nesta segunda feira (19), vários prefeitos e secretários municipais, tiveram um encontro em Recife com o secretário de saúde do estado, Iran Costa para discutir sobre o atendimento oftalmológico na rede pública e abrangência da (VI Gêres) Gerência Regional de Saúde, responsável pelo atendimento total de 13 municípios.
No encontro, o secretário Iran Costa reafirmou que “todo o atendimento e serviços oftalmológicos serão prestados sem maiores prejuízos para a população”, “mesmo com o fechamento da unidade da Fundação Altino Ventura nos municípios, a assistência está garantida”.
O secretário disse ainda que os moradores do Sertão do Moxotó não ficarão desassistidos. Segundo ele, a Secretaria Estadual de Saúde – SES está trabalhando para implementar o serviço de oftalmologia na UPAE de Arcoverde no menor tempo possível: “Já estão sendo viabilizados os equipamentos e técnicos especializados necessários. Além disso, uma equipe da SES vai chegar ainda nesta semana a Arcoverde para atuar diretamente e identificar os casos de maior urgência, que serão encaminhados de imediato para Caruaru”, informou o Secretário Iran Costa.