facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 20 de outubro de 2020

Saúde

Fundação Altino Ventura deve encerrar atividades no interior do estado 

Mesmo com o fechamento da unidade da Fundação Altino Ventura nos municípios, a assistência está garantida

Postado em 20/11/2018 2018 15:28 , Saúde. Atualizado em 20/11/2018 15:28

IMAGEM / DIVULGAÇÃO

A fundação Altino Ventura (FAV), anuncia o fechamento de filiais em 13 municípios do Sertão do Moxotó e Agreste pernambucano por  falta de repasse  de recursos  pela Secretaria de Saude do Estado (SES-PE),

 

cujo débito perfaz hoje , o total de R$ 18,5 milhões. A Fav é uma entidade privada, sem fins lucrativos,  que atua como como rede complementar ao Sistema único de Saúde (SUS) do estado de Pernambuco e depende do repasse de verbas do governo. Segundo afirma a FAV, várias tentativas de negociação foram feitas, sem nenhum sucesso, mesmo com a interferência do Ministério Público do Estado (MPPE).

Tendo o fato,  sendo comunicado também ao Ministério da Saúde, nada ficou definido. Diante dos fatos,  nesta segunda feira (19), vários prefeitos e secretários municipais, tiveram um encontro em Recife com o secretário de saúde do estado,  Iran Costa para discutir sobre o atendimento oftalmológico na rede pública e abrangência da (VI Gêres) Gerência Regional de Saúde, responsável pelo atendimento total de 13 municípios.

No encontro,  o secretário Iran Costa reafirmou que “todo o atendimento e serviços oftalmológicos serão prestados sem maiores prejuízos para a população”, “mesmo com o fechamento da unidade da Fundação Altino Ventura nos municípios,   a assistência está garantida”.

O secretário disse ainda que os moradores do Sertão do Moxotó não ficarão desassistidos. Segundo ele, a Secretaria Estadual de Saúde – SES está trabalhando para implementar o serviço de oftalmologia na UPAE de Arcoverde no menor tempo possível: “Já estão sendo viabilizados os equipamentos e técnicos especializados necessários. Além disso, uma equipe da SES vai chegar ainda nesta semana a Arcoverde para atuar diretamente e identificar os casos de maior urgência, que serão encaminhados de imediato para Caruaru”, informou o Secretário Iran Costa.