Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 21 de janeiro de 2025

Saúde

Ibimirim no foco da secretária de saúde no combate a doença de chagas

Destes 77 pacientes analisados, 24 apresentaram resultados positivo para a Doença de Chagas.

Postado em 03/08/2019 2019 15:51 , Saúde. Atualizado em 03/08/2019 15:54

Surto de Doença de Chagas ocorridos em Ibimirim no Sertão de Pernambuco durante evento religioso na  Semana Santa, continua sob foco de investigação da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A notificação data de 20 de maio.

No mês passado 77 pessoas que haviam participado do evento religioso realizado em Ibimirim (PE), foram submetidas a coleta de sangue  pelos Laboratório Central de Pernambuco (Lacen (PE) em Recife e,  pelo Laboratório da VI Gerência Regional de Saúde (Geres), sediado em Arcoverde (PE).

Destes 77 pacientes analisados, 24 apresentaram resultados positivo para a Doença de Chagas. Segundo o levantamento da secretaria, 24 deles deram positivo para Chagas. Deste total, 28 paciente já se encontram em tratamento da Doença de Chagas, sendo 24 com confirmação laboratorial e quatro por terem apresentados sintomas.

A Secretaria de Saúde informou ainda que, juntamente com a VI Geres e com o município de Ibimirim, vem realizando busca ativa dos participantes do evento e organizando o fluxo de atendimento dessas pessoas. Todos os envolvidos no episódio estão inseridos na investigação.

Equipes visitaram região afetada

As equipes da saúde fizeram visita ao local do ocorrido e às casas do entorno (raio de 150 metros), mas não encontraram o barbeiro, nem vestígios do inseto. Foram feitas ainda visitas aos locais que forneceram alimentação para o evento. “A SES reitera que o trabalho de investigação, além de prestar a assistência necessária aos envolvidos no evento, tem o objetivo de descobrir a provável forma de transmissão da doença, que ainda está sendo investigada”.