Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 04 de dezembro de 2021

Política

Divulgado relatório de atividades realizadas nos últimos seis meses em Arcoverde

Levantamento de dados das atividades turísticas locais ensejou a permanência de Arcoverde a condição de cidade-polo da “Região Turística da Fé e Arte”.

Postado em 29/08/2019 2019 11:03 , Política. Atualizado em 28/08/2019 18:07

Foto: PC Cavalcanti

A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos da Prefeitura de Arcoverde divulga relatório de atividades realizadas nos últimos seis meses no município. “Tendo como carro-chefe o São João – a preservação e apoio aos grupos de samba de coco e agremiações de bois, entre outras manifestações e eventos.

A Setur destaca inicialmente a atualização de Arcoverde no Mapa do Turismo Brasileiro/Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo com o levantamento de dados das atividades turísticas locais; o que ensejou a permanência de Arcoverde por mais dois anos na condição de cidade-polo da “Região Turística da Fé e Arte”.

Há seis anos implementamos o ‘Calendário Oficial de Eventos que prioriza os segmentos do turismo cultural, religioso, histórico, esportivo, social, gastronômico, de aventura, de negócios e de lazer; estabelecendo critérios para obtenção de apoios e patrocínio. A partir daí, Arcoverde passou a compartilhar seu calendário oficial com o Estado(através da Empetur) e com o Governo Federal via Ministério do Turismo(MTur), argumentou Albérico.

Nesse formato revigorado foram realizados o 13° Baile Municipal que levou cerca de 1.500 foliões ao salão do Esporte Clube Municipal Roberto Moraes, o Carnaval Folia dos Bois com polo central na Praça da Bandeira – trazendo o tradicional desfile dos ‘grupos de bois’ e o polo ‘Emília em Folia'(no bairro da Boa Vista). A Setur também apoiou outros pontos de animação no Carnaval como ‘As Virgens da Cohab II e nos povoados da zona rural.

Os eventos do calendário religioso de Arcoverde – Festa da Divina Misericórdia, Festa da Padroeira Nossa Senhora e das paróquias São Cristóvão, São Geraldo Majella e São Miguel – passaram a ter uma maior atenção por parte da gestão municipal.

Para o São João 2019, o Comitê Gestor da festa e a equipe da Setur planejaram o evento com bastante antecedência realizando reuniões periódicas para tratar de itens como segurança, mobilidade urbana, acessibilidade, atendimentos emergenciais, avaliações técnicas para palcos e camarotes (a cargo do CREA e Grupamento de Bombeiros), entre outros cuidados.

O calendário de eventos segue no dia 30 e 1° de Setembro com a décima-primeira edição do Festival Lula Calixto, no Alto do Cruzeiro(Sucupira), comemorando o 21° Aniversário do Samba de Coco Raízes de Arcoverde. No dia 7 de Setembro acontece o ‘Arcoverde Em Movimento’, de 7 às 9 horas, primeiramente na Praça da Bandeira com – Corrida da Independência, Hasteamento das bandeiras (Nacional, Estadual e do município), além de jogos recreativos. No período da tarde, das 15h às 19h, na Praça Virginia Guerra, teremos consultas mėdicas de baixa complexidade, atividades físicas como zumba e aulas de aeróbico. Também acontecerão o ‘Arcoverde Em Movimento’ nos dias 12 de Outubro (Dia da Criança) e 15 de Novembro (Dia da Proclamação da República) em locais, horários e programação a serem divulgados posteriormente.

De 14 à 23 de Setembro Arcoverde celebra os 100 Anos da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Livramento. No dia 27 de Setembro o 11° Festival Regional de Violeiros.

Já o mês de Outubro nos reserva a Festa da Paróquia de São Geraldo (de 04 à 13), Feira Literária Felis (24 à 27)

Em Novembro (Dia 16), acontece o V Encontro de Bois e Ursos de Arcoverde.

O calendário é fechado com o ‘Arcoverde – Natal de Coração’ e a ‘Festa do Comércio. A primeira ocorre de 01 à 31 de Dezembro na Praça Virginia Guerra com cantatas natalinas, apresentação de filarmônica e bandas. A 56° Festa do Comércio – de 21 à 28 – traz, entre suas atrações, a quinta edição do Festival da Canção Popular e o concorrido Show de Calouros, além do tradicional Parque de Brinquedos Lima.

Outro grande sucesso da época natalina é a segunda edição do ‘Natal Vida & Luz’, de 21 à 28 de Dezembro, no Santuário da Divina Misericórdia, no Distrito rural da Serra das Varas.

 Imprimir