facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 20 de outubro de 2020

Sertão-On

Divulgado relatório de atividades realizadas nos últimos seis meses em Arcoverde

Levantamento de dados das atividades turísticas locais ensejou a permanência de Arcoverde a condição de cidade-polo da “Região Turística da Fé e Arte”.

Postado em 29/08/2019 2019 11:03 , Sertão-On. Atualizado em 28/08/2019 18:07

Foto: PC Cavalcanti

A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos da Prefeitura de Arcoverde divulga relatório de atividades realizadas nos últimos seis meses no município. “Tendo como carro-chefe o São João – a preservação e apoio aos grupos de samba de coco e agremiações de bois, entre outras manifestações e eventos.

A Setur destaca inicialmente a atualização de Arcoverde no Mapa do Turismo Brasileiro/Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo com o levantamento de dados das atividades turísticas locais; o que ensejou a permanência de Arcoverde por mais dois anos na condição de cidade-polo da “Região Turística da Fé e Arte”.

Há seis anos implementamos o ‘Calendário Oficial de Eventos que prioriza os segmentos do turismo cultural, religioso, histórico, esportivo, social, gastronômico, de aventura, de negócios e de lazer; estabelecendo critérios para obtenção de apoios e patrocínio. A partir daí, Arcoverde passou a compartilhar seu calendário oficial com o Estado(através da Empetur) e com o Governo Federal via Ministério do Turismo(MTur), argumentou Albérico.

Nesse formato revigorado foram realizados o 13° Baile Municipal que levou cerca de 1.500 foliões ao salão do Esporte Clube Municipal Roberto Moraes, o Carnaval Folia dos Bois com polo central na Praça da Bandeira – trazendo o tradicional desfile dos ‘grupos de bois’ e o polo ‘Emília em Folia'(no bairro da Boa Vista). A Setur também apoiou outros pontos de animação no Carnaval como ‘As Virgens da Cohab II e nos povoados da zona rural.

Os eventos do calendário religioso de Arcoverde – Festa da Divina Misericórdia, Festa da Padroeira Nossa Senhora e das paróquias São Cristóvão, São Geraldo Majella e São Miguel – passaram a ter uma maior atenção por parte da gestão municipal.

Para o São João 2019, o Comitê Gestor da festa e a equipe da Setur planejaram o evento com bastante antecedência realizando reuniões periódicas para tratar de itens como segurança, mobilidade urbana, acessibilidade, atendimentos emergenciais, avaliações técnicas para palcos e camarotes (a cargo do CREA e Grupamento de Bombeiros), entre outros cuidados.

O calendário de eventos segue no dia 30 e 1° de Setembro com a décima-primeira edição do Festival Lula Calixto, no Alto do Cruzeiro(Sucupira), comemorando o 21° Aniversário do Samba de Coco Raízes de Arcoverde. No dia 7 de Setembro acontece o ‘Arcoverde Em Movimento’, de 7 às 9 horas, primeiramente na Praça da Bandeira com – Corrida da Independência, Hasteamento das bandeiras (Nacional, Estadual e do município), além de jogos recreativos. No período da tarde, das 15h às 19h, na Praça Virginia Guerra, teremos consultas mėdicas de baixa complexidade, atividades físicas como zumba e aulas de aeróbico. Também acontecerão o ‘Arcoverde Em Movimento’ nos dias 12 de Outubro (Dia da Criança) e 15 de Novembro (Dia da Proclamação da República) em locais, horários e programação a serem divulgados posteriormente.

De 14 à 23 de Setembro Arcoverde celebra os 100 Anos da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Livramento. No dia 27 de Setembro o 11° Festival Regional de Violeiros.

Já o mês de Outubro nos reserva a Festa da Paróquia de São Geraldo (de 04 à 13), Feira Literária Felis (24 à 27)

Em Novembro (Dia 16), acontece o V Encontro de Bois e Ursos de Arcoverde.

O calendário é fechado com o ‘Arcoverde – Natal de Coração’ e a ‘Festa do Comércio. A primeira ocorre de 01 à 31 de Dezembro na Praça Virginia Guerra com cantatas natalinas, apresentação de filarmônica e bandas. A 56° Festa do Comércio – de 21 à 28 – traz, entre suas atrações, a quinta edição do Festival da Canção Popular e o concorrido Show de Calouros, além do tradicional Parque de Brinquedos Lima.

Outro grande sucesso da época natalina é a segunda edição do ‘Natal Vida & Luz’, de 21 à 28 de Dezembro, no Santuário da Divina Misericórdia, no Distrito rural da Serra das Varas.

 Imprimir