facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de setembro de 2020

Sertão-On

Agentes de Endemias de Sertânia vão usar smartphones contra arbovirose

A ação vai ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Postado em 11/09/2019 2019 13:55 , Sertão-On. Atualizado em 11/09/2019 13:55

Os Agentes de Endemias de Sertânia vão utilizar smartphones no trabalho de combate a arboviroses. Os profissionais receberam os aparelhos nesta terça-feira (11) na AESA, em Arcoverde. Os equipamentos foram entregues pelo Governo do Estado de Pernambuco. Trata-se de um instrumento que vai auxiliar na qualidade e eficiência do trabalho diário dos ACEs.

Os smartphones têm acesso e-visit@PE, um aplicativo que permite aos Agentes de Endemias fornecerem informações online à Secretaria Estadual de Saúde sobre as visitas domiciliares.  A ideia é otimizar e agilizar o trabalho do ACE, que antes precisava preencher formulário impresso. Agora, os dados já são colocados no ambiente virtual.

O Agente de Endemia deverá usar o e-visit@PE para informar, por exemplo: casas visitadas e quais recusaram ou estavam fechadas; focos do Aedes; se houve a necessidade de usar larvicida; se há pessoas com suspeita de alguma das arboviroses no domicílio, medidas adotadas no enfrentamento à Dengue e outras endemias, entre outros dados.

A ação vai ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, pois permitirá aos gestores públicos uma tomada de decisões mais rápida e efetiva para combater as arboviroses.  Os Agentes de Endemias são treinados para utilizar a tecnologia.