facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 01 de outubro de 2020

Geral

Em Pernambuco, cidades da Zona da Mata recebem o Projeto Cidadania com Vez e Voz 

A ação tem como objetivo reunir os diversos segmentos sociais para que sejam captadas demandas e necessidades cuja solução possa ser alcançada por meio do( MPPE) – Ministério Público de Pernambuco.

Postado em 30/09/2019 2019 11:55 , Geral, Últimas Notícias. Atualizado em 30/09/2019 11:55

 O ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza nesta terça-feira (1°), das 9h às 13h, em Itaquitinga, Zona da Mata do estado, o projeto Cidadania com Vez e Voz. Capitaneada pelo Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania), a ação tem como objetivo reunir os diversos segmentos sociais para que sejam captadas demandas e necessidades cuja solução possa ser alcançada por meio do MPPE. A iniciativa terá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, nos dias 3, 8 e 10 de outubro, estará nos municípios de Ferreiros, Itambé e Buenos Aires, respectivamente.

Finalidade da Ação

Segundo a promotora de Justiça e coordenadora do Caop Cidadania, Dalva Cabral, a ação é dedicada à toda a população, principalmente representantes da sociedade civil como os líderes comunitários, conselheiros tutelares, professores e demais interessados. “A ideia do projeto é realizar uma mobilização social para que seja possível identificar e eleger problemas locais ou setoriais que precisam ser solucionados”, destacou a promotora Dalva

Principais demandas

Entre as principais demandas apontadas pelos cidadãos durante os eventos,  estão a ausência de políticas públicas que melhorem a vida local, seguida de temáticas como educação, mobilidade, iluminação pública, abuso sexual, entre outras. “A insatisfação da população com a ausência de políticas públicas que resultem em uma melhoria do seu dia a dia é uma constante em todas as cidades que estamos passando. Em algumas delas temos tido a presença de prefeitos e gestores municipais, o que tem sido muito rico, pois permite que o cidadão tenha um contato direto e possa cobrar ações ou realizar denúncias”, ressaltou.

Programação

A programação tem início com a palestra Cidadania com vez e voz; na sequência, são recolhidas em urna própria as denúncias e demandas, para que seja possível criar um diagnóstico dos principais problemas e anseios da população. Sempre que necessário, as informações, denúncias ou irregularidades (discriminação, ausência de acessibilidade, abandono de pessoas ou animais, por exemplo) também são encaminhadas para as autoridades competentes.

Serviço

Cidadania com vez e voz – Itaquitinga

Onde: Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Itaquitinga, Rua do Veiga, s/n, Centro, Agrovila – CAIC

Quando: 1° de outubro de 2019, das 9h às 13h

Informações: (81) 3182-7411

Cidadania com vez e voz – Ferreiros

Onde: Ginásio de Esportes Prefeito José Honório da Silva (ao lado do Colégio Municipal Papa João Paulo II). Avenida Miguel Arraes de Alencar, s/n, Bairro: Ferreiros Novo, Ferreiros- PE.

Quando: 03 de outubro de 2019, das 9h às 13h

Informações: (81) 3182-7411