facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 29 de maio de 2020

Educação

Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde sedia Fórum

Aesa sedia o II Fórum Regional das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco
 

Postado em 27/11/2019 2019 16:11 , Educação, Últimas Notícias. Atualizado em 27/11/2019 16:11

A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa recebeu, ontem , 26 de novembro, o II Fórum Regional das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco. Em parceria com a Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco – Assiespe, a programação direcionada a professores, coordenadores e presidentes de autarquias presentes, contou com reunião ordinária para a definição de nomes para entrega de Comenda de Mérito Educacional.

A mesa de abertura teve as presenças do presidente da Assiespe, Antônio Habib; o presidente da Aesa, Roberto Coelho; a representante do Conselho Estadual de Educação, Silvana Siqueira Vidal; o controlador geral interno do município de Arcoverde, Aldenio Ferro, que também representou na ocasião a prefeita Madalena Britto; e a professora Maria Ieda Nogueira.

Fazendo saudações e agradecimentos, Antonio Habib frisou em seu discurso a satisfação do Fórum Regional está sendo realizado em Arcoverde. “Nós estamos criando essa força interna dentro da Assiespe, com união e trabalho de fortalecimento das instituições e eu só tenho a agradecer a confiança dos presidentes, que pela segunda vez me conduziram ao mandato de presidente e também pela indicação para compor o Conselho Estadual de Educação”, afirmou Habib.

Já o controlador geral interno, Aldenio Ferro, destacou a importância que o evento que traz para Arcoverde, abrangendo o debate sobre o ensino superior das autarquias. “A evolução tem sido grande nos últimos tempos nas autarquias. As mudanças tem sido muito rápidas e hoje a gente vivencia uma nova realidade na Educação do Brasil. É importante vermos que as nossas autarquias estão enfrentando as evoluções e cada dia mais ofertando cursos e oportunidades aos alunos de nossa região”, destacou.

O público presente contou com uma apresentação cultural promovida por estudantes da Escola Estadual EREM Senador Vitorino Freire, com interpretações de danças afro.

A programação do Fórum continuou com a palestra ‘Os 50 anos da Aesa e a expertise na superação de crises”, promovida pelo presidente da autarquia, Roberto Coelho, e pelos professores Franklin Freire, diretor do Centro de Ensino Superior (Cesa) e Alexandre Lira, diretor da Escola Superior de Saúde (Essa), abordando um breve histórico da autarquia, que no dia 07 de agosto de 1969 nascia como a Faculdade de Formações de Professores de Arcoverde – Fafopa.

 Não é só o caso da Aesa, como também nas outras autarquias, que vemos o processo e a necessidade de oxigenação”, afirmou o presidente Roberto Coelho, promovendo um panorama dos ciclos e sobre novos cursos que a autarquia passou a oferecer, cumprindo compromissos prioritários como folha de pagamento dos funcionários administrativos, professores e todo o corpo docente, além da responsabilidade civil na prestação dos serviços.

O professor Franklin Freire, diretor do Cesa, destacou as mudanças de perspectivas, como implantações de bibliotecas virtuais e dos cursos de Direito, Engenharia Civil e Gestão Comercial, além de cursos de pós-graduação e modernização de grades curriculares de licenciaturas. “Vencemos determinadas resistências dentro da própria instituição e fora dela”, afirmou o diretor, exemplificando práticas adotadas para a melhoria do ensino e do regimento do Cesa com a visão futurista de centro universitário.

E por fim, o professor Alexandre Lira abordou as adequações que a Essa obteve nos últimos dois anos, a partir de sua direção. “A Escola Superior de Saúde de Arcoverde conta hoje com os cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Fisioterapia. Nós tivemos uma demanda recente, quando todos os cursos eram oferecidos no turno da manhã e a gente começou a se deparar com a necessidade desses cursos no turno da noite”, resumiu o diretor, que também explanou sobre disciplinas oferecidas me conjunto nos cursos.

Entre outras atividades, o II Fórum Regional das Autarquias Municipais de Ensino Superior de Pernambuco promoveu a mesa redonda ‘O papel fundamental do Conselho Estadual de Educação na regulamentação do Sistema Estadual de Ensino de Pernambuco’, com mediação do Presidente do CEE/PE, Ricardo Chaves Lima e da professora Maria Ieda Nogueira e Me. Arthur Senna, além da realização das palestras: ‘Trajetória da AEDA para conquista do conceito 4 no Enade no Curso de Direito’, com a presidente Possídia Maria Carvalho de Alencar; ‘A importância da Assiespe para o ensino superior’, com a ex-presidente da associação e professora do IFPE, Bernardina Santos Araújo de Sousa; ‘A função do marketing no empoderamento institucional’, com a presidente da ABCDE, Ana Gleide de Souza Leal; e ‘Como desenvolver um portal da transparência eficiente: o caso da AESGA’, com a presidente da autarquia, Eusileide Suianne Rodrigues Lopes de Melo.