facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 28 de fevereiro de 2020

Saúde

Dezembro Laranja: Mês é dedicado para a prevenção do câncer de pele

Campanha teve início em 2014 e faz um alerta para a população sobre os riscos da exposição solar em excesso.

Postado em 10/12/2019 2019 17:34 , Saúde. Atualizado em 10/12/2019 17:34

A chegada do Verão e o consequente aumento na exposição solar acende um alerta na saúde: a incidência do câncer de pele na população. De maneira consciente, a exposição ao sol é necessária para que o nosso corpo absorva vitaminas. Mas o excesso de exposição pode gerar consequências graves, levando, inclusive, ao óbito.

A população brasileira deve ficar atenta ao surgimento de manchas na pele. Algumas dessas lesões, se não tratadas, podem se tornar um câncer, a modalidade mais incidente no Brasil. O diagnóstico precoce da doença possibilita mais chance de cura. A exposição excessiva ao sol, sem qualquer proteção, é a principal causa da doença.

O mês de dezembro é dedicado as campanhas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dos cânceres de pele, denominado de Dezembro Laranja. A campanha de 2019 do Dezembro Laranja vem com o alerta para os #SINAISDOCANCERDEPELE.   Pacientes atendidos na ação, que apresentem alguma lesão suspeita ou cancerígena, serão encaminhados para abertura de prontuário e passarão a ser acompanhados pelo serviço.

Quanto mais informação e mudanças de hábitos, menores serão os índices desta doença”, explica a enfermeira de educação continuada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediatra Zilda Arns, Jeane Carla.

CUIDADOS

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos de câncer. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer é de pele. Alguns cuidados mais simples ajudam na prevenção do problema, como: uso de chapéus, camisa de proteção, sombrinha e protetor solar. “Mas a prevenção deve iniciar desde criança”, finaliza Jeane.

O alerta para um conjunto de atitudes simples e que ajudam na prevenção contra este câncer. “Sempre orientamos nossos pacientes a evitar a exposição direta ao sol entre às 10h e 16h, usar protetor solar diariamente, óculos de sol, fazer uso de chapéus e camiseta, em especial aquelas que oferecem fatores de proteção UV, principalmente no momento da realização de atividades físicas ao ar livre. É importante destacar que as pessoas de pele clara, cabelos claros e com sardas são mais propensas a desenvolver o câncer de pele”.

Procure seu médico !