facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 23 de fevereiro de 2020

Cultura

Arcoverde terá capacitação gratuita para edital de microprojetos culturais do funcultura

Para participar, não é necessário efetivar prévia inscrição. Os participantes receberão no dia da capacitação, apostilas e o certificado da atividade.

Postado em 21/01/2020 2020 17:53 , Cultura, Últimas Notícias. Atualizado em 21/01/2020 17:53

Na próxima quarta (29) das 8h às 18h, no auditório da Secretaria de Educação e Esportes de Arcoverde), terá a capacitação gratuita para o Edital de Microprojetos Culturais 2019/2020, do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura. A iniciativa é promovida pela Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, com apoio da Prefeitura de Arcoverde.

Para participar, não é necessário efetivar prévia inscrição. Os participantes receberão no dia da capacitação, apostilas e o certificado da atividade. O Edital, que possui nesta segunda edição caráter inovador, é direcionado para jovens de baixa renda, com idade entre 18 e 29 anos, essencialmente para protagonismo próprio na proposição e realização de projetos de Arte e Cultura, e que se encontram, em sua maioria, excluídos das políticas públicas de fomento cultural em suas diversas instâncias, em áreas de vulnerabilidade, periferias urbanas, zona rural, de comunidades de povos tradicionais e nômades (quilombolas, indígenas, pesqueiras, ciganos), além de organizações que trabalhem com esses segmentos da população.

Com duração de oito horas, a capacitação em Arcoverde estará composta da seguinte forma:

– 8h às 8h45 – Apresentação institucional;
– 8h45 às 9h15 – Como realizar a inscrição no Cadastro de Produtor Cultural (CPC)
– 09h15 às 10h – Apresentação do Edital e Anexos
– 10h às 12h – Como elaborar o Projeto
– 14h às 18h – Como usar bem os recursos; Tira dúvidas

Os conteúdos serão trabalhados de maneira predominantemente prática e colaborativa, facilitando a construção do conhecimento através do percurso empreendido, envolvendo desde o projeto propriamente dito, visando repassar as informações sobre o processo de concepção da ideia, elaboração do projeto, de como usar  bem recursos, recolhimento dos impostos e de prestação de contas.

Outro ponto que também será abordado durante a oficina, diz respeito à compreensão da importância para realização do Cadastro de Produtor Cultural – CPC, o qual possui como prazo de inscrição e renovação o próximo dia 31 de janeiro 2020, na forma convencional; presencialmente na Secult-PE/Fundarpe ou via Sedex. Todas as informações necessárias, estão disponíveis no Portal Cultura.PE, através do link: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/funcultura/inscricao-ou-renovacao-do-cadastro-de-produtor-cultural-cpc-encerram-se-no-dia-311/.

Foto: Jan Ribeiro/divulgação