facebook jornal do sertão twitter jornal do sertaolinkedin jornal do sertaowhatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 22 de fevereiro de 2020

Carnaval 2020

Nutricionista orienta sobre alimentação no carnaval

A ingestão de carboidratos deve aumentar nesse período

Postado em 05/02/2020 2020 16:53 , Carnaval 2020, Últimas Notícias. Atualizado em 05/02/2020 16:53

O carnaval está chegando e, além de escolher a melhor fantasia para curtir a folia, é preciso ficar atento à alimentação e hidratação nesse período. Qualquer descuido, falta ou excesso de alimentos ou bebidas pode gerar transtornos durante os dias de festa.

O coordenador do curso de Nutrição, da Faculdade UNINASSAU Petrolina, Rafael Pinheiro, pontua que os foliões têm maior gasto energético sendo necessária a reposição. “É importante o consumo de carboidratos, como arroz, batata, pães, cereais, entre outros, pois fornece energia para curtir os demais dias. Além de repor o líquido perdido na transpiração”, disse.

No embalo da folia, muitos exageram na ingestão da bebida alcoólica e o resultado do exagero é a famosa ressaca. “Para evitar a ressaca é indicado alternar a bebida com água, sucos naturais, assim, ajudando o folião a ficar hidratado”, acrescentou Rafael.

Fique atento às dicas do Nutri:

 • Hidrate-se a todo o momento! A perda de água através da transpiração é muito intensa

• O consumo de bebidas alcoólicas deve ser feito com moderação e nunca com o estômago vazio. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muita água;

• Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, a dica é sempre levar consigo barrinhas de cereais e beber constantemente sucos de frutas.

• Nada de consumir frituras durante a festa. Além de apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e moleza.