Facebook jornal do sertão Instagram jornal do sertão Whatsapp jornal do sertao

Pernambuco, 08 de dezembro de 2025

Últimas Notícias

Ações ambientais melhoram a oxigenação do Rio São Francisco

Atividades envolveram fechamento de esgotos clandestinos e tratamento do solo da margem do rio São Francisco

Postado em 05/06/2020 09:31

Foto: (Ascom Prefeitura de Petrolina)

Hoje, 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Além de chamar a atenção para diversos problemas ambientais, que atingem a Caatinga e outros biomas brasileiros, a data também serve para divulgar experiências positivas. Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, o Projeto Orla Nossa, que, há três anos, vem promovendo atividades como o fechamento de 70% dos esgotos clandestinos e tratamento do solo da margem do rio São Francisco, conseguiu melhorar a oxigenação da fonte hídrica em 600%.

Os impactos são visíveis. O habitat no entorno do Velho Chico melhorou, atraindo a presença de moradores antigos, a exemplo das capivaras e jacarés do papo amarelo, que inclusive já vêm se reproduzindo no trecho. A iniciativa é realizada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

O antes e o depois

A taxa de oxigênio encontrada no rio, antes do início do projeto, estava em situação crítica: 1,3mg/L. Com a realização das atividades, o número alcançou a marca de 8.1mg/L, sendo que o índice recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é de ao menos 6mg/L, por isso, constatou-se um aumento de 600% na oxigenação da água. A extensão beneficiada pelo projeto também aumentou de 5km para 12km.